Mais de cem agentes dos programas Nossocrédito e Creditar de todo o Estado participaram, na manhã de ontem, de uma solenidade de premiação promovida pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que marcou o reconhecimento ao trabalho dessas equipes em todo o Espírito Santo. O evento, que contou com a entrega de placas para as agências que superaram as metas em 2013, acontece até a tarde desta terça-feira (25), no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida.
Além da comemoração dos resultados alcançados pelo programa no último ano, quando quase R$ 400 milhões foram investidos em micro e pequenos negócios por meio dos programas de microcrédito, o evento engloba também atividades de planejamento, definição de metas e estratégia de atuação para 2013.
Para o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o trabalho dos agentes nos programas de microcrédito é fundamental para o crescimento do Estado. "Quem pensa em desenvolvimento tem que pensar em todas as vertentes. Temos que apoiar micro, pequeno e médio empreendedores, além da indústria. Na política de desenvolvimento capixaba, os pequenos empreendimentos cumprem o papel fundamental de dar sustentabilidade ao desenvolvimento econômico do Estado. O Espírito Santo possui dois programas de microcrédito produtivo e orientado, que proporcionalmente formam a maior rede de microcrédito nacional, e isso coloca o Estado em posição diferenciada, pois podemos levar o desenvolvimento de forma equilibrada a todo Espírito Santo", declara.
Com o Nossocrédito os municípios participam de forma ativa no esforço de fortalecimento ao empreendedorismo local através do crédito e capacitações. Além disso, eles contam com um programa estruturado de microcrédito produtivo e orientado sem a necessidade de criar um fundo próprio.
De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Guilherme Henrique Pereira, o evento é uma importante ferramenta de fortalecimento das parcerias e valorização dos agentes de crédito. "Nossa concepção é de fazer um crédito com orientação, oferecer o financiamento e também a assistência técnica. Somente com as parcerias nós conseguimos fazer desse programa o sucesso que ele é", diz.
O evento é uma realização Bandes e Nossocrédito e conta com o patrocínio do Banestes.
DESENVOLVIMENTO LOCAL - O papel do agente de crédito é fundamental para o acesso ao programa, pois o agente é o profissional que dá orientação e faz o acompanhamento do crédito produtivo junto aos clientes. Danielly Cordeiro Arrivabene, que atua em Marilândia, na Região Noroeste do Estado, sabe bem disso. A agente recebeu pela segunda vez a classificação "Ouro Elite", premiação máxima concedida aos agentes que superaram as metas estabelecidas em mais de 50%.
"Eu estou muito feliz com o prêmio. É a segunda vez que alcanço o "Ouro Elite" e acredito que o segredo está em ouvir o cliente e estar sempre aberto para ajudar. Assim, quem utiliza o Nossocrédito para financiar seu negócio se sente à vontade para voltar e contratar o microcrédito novamente", explica.
Para atuar nos programas de microcrédito, os agentes participam de uma capacitação, o Programa de Formação dos Agentes de Crédito (Profac). Nele são trabalhados aspectos técnicos e comportamentais necessários para o desempenho nos programas, além de treinamentos periódicos de reciclagem e capacitação contínua.
FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).