A maternidade do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, referência em gestação de alto risco completa, em novembro, um ano de funcionamento com grandes conquistas a serem comemoradas. Ao todo, mais de nove mil mulheres foram atendidas e 2.422 crianças nasceram no local desde a inauguração. A data foi lembrada pelo setor com atividades que integraram a equipe e os pacientes.
“Precisamos comemorar! Trabalhamos muito durante um ano e o resultado está aí, com mais de nove mil mulheres atendidas. Graças a essa equipe, que não mede esforços, somos referência em gestação de alto risco e nos orgulhamos do compromisso que temos com essas mães e com os bebês”, ressaltou a enfermeira Deborah Martins Demuner.
O espaço conta com 60 leitos e suporte de 40 acomodações de UTI Neonatal, com ambiente moderno e acolhimento humanizado. “Eu vim para o hospital porque minha pressão estava muito alta e, desde que cheguei, da moça que limpa o quarto, ao médico que me operou, o tratamento foi perfeito. Pelo que a gente assiste por aí, nunca imaginei que fosse dessa forma. Esta é a minha primeira filha e depois do medo da pressão alta, agora é só alegria”, completou Luziane Santos da Silva, que deu a luz a sua primeira filha, Daiane Luzi, no Hospital Dr. Jayme.
Somados ao ambiente e ao atendimento estão projetos e outras ações como acolhimento materno com classificação de risco, teste do coraçãozinho, olhinho e orelhinha, Projeto Canguru, Projeto Cegonha, Cartório de Registro e reunião com as mães. A instituição trabalha ainda para receber o certificado da Organização Mundial da Saúde de Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa da Unicef que reconhece estabelecimentos de saúde que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno.
Outro detalhe: a mãe e o bebê contam com triagem auditiva, banco de leite, follow up da puérpera, curso de gestante em parceria com as Unidades Básicas e presença do acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto.
“Nosso trabalho é diário e as conquistas vêm dia após dia. Em um ano, foram muitas as vitórias e vamos continuar trabalhando para garantir o melhor atendimento e acolhimento para essas mães e seus bebês”, finalizou a médica coordenadora da Maternidade, Rosangela Maldonado.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)