Artesãos capixabas e de mais nove estados do país estarão reunidos na ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, de 25 a 30 de novembro, na Praça do Papa. O evento está na segunda edição e reunirá cerca de mil artesãos, que juntos irão expor mais de 100 mil peças. A feira também contará com oficinas e apresentações culturais.
Quem passar pela ArteSanto poderá ver e adquirir peças de decoração, presentes, acessórios de diversos tipos de materiais como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais e produtos do mar de qualidade distribuídos nos mais de 5.500m² de área coberta e climatizada. Além dos artesãos capixabas, o evento recebe expositores de Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Roraima, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.
A feira é uma realização do Convention & Visitors Bureau em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult). O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, Sebrae e Federação dos Artesãos do ES (Feartes).
“O Governo do Espírito Santo acredita na importância do artesanato capixaba e trabalha para fortalecer, difundir e promover o segmento. Assim, valorizamos ainda mais a nossa cultura, além de estimularmos o aumento da renda dos artesãos”, destaca Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.
Integrantes de 25 grupos da economia solidária do Espírito Santo também terão um espaço para expor artes manuais como bijuterias, objetos de decoração e trabalhos em material reciclado e lembranças, além de produtos da agroindústria familiar.
Um total de 15 agroindústrias familiares que participam do projeto Agrolegal vão comercializar seus produtos no espaço. Compotas, geleias, pães, bolos, comidas típicas e doces de vários municípios capixabas são algumas das delícias que estarão presentes na ArteSanto.
A abertura oficial do evento será às 19 horas da próxima terça-feira (25). Até sexta-feira (28) a feira estará aberta ao público das 16 às 22 horas. No sábado (29), o espaço funciona das 10 às 22 horas e no domingo (30), das 10 às 21 horas.
Mestres artesãos – Com o objetivo de valorizar o artesanato capixaba, cinco artesãos serão homenageados durante a feira no espaço “Galeria dos Mestres”. Entre os homenageados estão Maria Helena Costa Perini, Neusso Ribeiro Farias, Mestre Alexandre Barcelos, Sueli Venâncio e a Família Paixão. Eles foram escolhidos por serem referências em suas tipologias e por divulgarem o artesanato capixaba nacional e internacionalmente por meio de seus trabalhos.
Oficinas – Além de conhecer as peças dos artesãos capixabas, quem passar pela ArteSanto também poderá aprender algumas técnicas nas oficinas que serão ministradas ao longo do evento. Guirlanda de flores e de natal, anjo, flores de escama de peixe e bonecas são alguns dos temas das oficinas. Cada turma tem 20 vagas e as inscrições serão feitas no local do evento.
Apresentações – Não vai faltar agitação e boa música na ArteSanto. No dia 25, a partir das 18h, o som é por conta do Instituto Preservart. Na quarta, dia 26, às 19h, Di Morais. A banda Cr3sh se apresenta no dia 27, às 19h e na sexta-feira (28), a partir das 19h, é a vez da banda Kalifa. No sábado, às 18h, é a apresentação do músico Handrey Mazzini e para fechar no domingo (30), show de Fabio Calazans, às 18h.
Programação das Oficinas
:: 26/11 - GUIRLANDA DE FLORES (tecido), 17 às 18 horas.
:: 26/11 - ANJO (fibra natural), 19 às 20 horas.
:: 27/11 - FLORES (escama de peixe), 17 às 18 horas.
:: 27/11 - ANJO (fibra natural), 19 às 20 horas.
:: 28/11 - GUIRLANDA (tecido), 17 às 18 horas.
:: 28/11 - GUIRLANDA (fibra natural), 19 às 20 horas.
:: 29/11 - BONECA (tecido), 17 às 18 horas.
:: 29/11 - ANJO (cabaça), 18 às 19 horas.
:: 30/11 - BONECA (fibra natural), 16 às 17 horas.
Serviço
Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo
Data: 25 a 30 de novembro
Horário: Terça a sexta-feira – 16 às 22 horas.
Sábado – 10 às 22 horas.
Domingo – 10 às 21 horas.
Local: Praça do Papa.
Entrada gratuita.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Aderes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)