_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Governo elabora Plano Estadual de Habitação

20/11/2014


O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou na última terça-feira (18) a entrega do Plano Estadual de Habitação 2030 (PEAHB).

O plano será um norteador para políticas e ações voltadas para habitação nos âmbitos das gestões municipal e estadual. Para o processo de elaboração do documento, foi realizado um diagnóstico intersetorial e participativo, que contou com a realização de seminários de capacitação, reuniões com órgãos públicos e instituições parceiras, além de entrevistas nos 78 municípios capixabas. Ao todo, a ação envolveu aproximadamente mil pessoas.

O lançamento do plano contou com a participação dos secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado; da Casa Civil Tyago Hoffmann; representantes do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb), do Instituto de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves (IJSN); da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); da sociedade civil organizada, além de membros das gestões municipais.

Para o secretário da Sedurb, a entrega do documento é uma conquista de toda sociedade capixaba. “Gostaria de parabenizar toda equipe que esteve empenhada e trabalhou para consolidar este documento, em especial a Sedurb, Idurb, IJSN, prefeituras e sociedade civil organizada, sem os quais não teríamos este resultado”, frisou Casado.

O secretário destaca ainda a importância do plano para ações futuras. “O documento que entregamos hoje é como uma bússola, com a qual as gestões municipais e estadual poderão se guiar, mas ela também mostra o caminho que percorremos até aqui. O Governo do Estado, por meio do Programa Nossa Casa, já investiu mais de R$ 800 milhões com a construção de mais de três mil unidades habitacionais”, pontuou.

Para Maria Clara da Silva, representante do Movimento Nacional da Luta pela Moradia, a construção coletiva do plano é o diferencial do documento e mostra a responsabilidade e respeito com os envolvidos com a causa da habitação. “É muito satisfatório recebermos um documento que ajudamos a construir, pois temos a certeza que nossas propostas, fruto de muitas lutas, estão contidas nele”, afirmou Maria Clara.

O plano - O Governo do Espírito Santo, por meio da Sedurb, contratou empresa especializada para a elaboração do Plano Estadual de Habitação (PEHAB), que envolve todos os 78 municípios capixabas.

O plano tem por objetivo realizar o levantamento da situação habitacional do Estado, com foco principal na habitação de interesse social, para conhecer a realidade e propor ações de curto, médio e longo prazo para atendimento às necessidades detectadas.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom- ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)