A manhã desta quinta-feira (20) será marcante para o cenário cultural capixaba. Nesta data irá ocorrer a entrega da Comenda Rubem Braga, a posse do Conselho Estadual de Cultura, a assinatura do registro do congo e o lançamento do novo portal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), às 10 horas, no Palácio Anchieta.
A Comenda Rubem Braga será entregue para personalidades locais, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento da cultura no Espírito Santo. Serão condecorados o arquivista, historiador, pesquisador e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Fernando Antônio de Moraes Achiamé (literatura), o artista plástico Hilal Sami Hilal (artes), o cantor Afonso Abreu (música), o cineasta Cloves Mendes (cinema) e o ator Paulo de Paula (teatro).
Durante o evento, o governador Renato Casagrande vai oficializar o congo capixaba como patrimônio cultural. Atualmente há 67 grupos de congo concentrados de Anchieta, no Sul do Estado, até Linhares, no Norte, com grande concentração nos municípios da Grande Vitória.
Outro destaque será a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC), gestão até 2016. Formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, o CEC é um órgão consultivo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que responde a demandas oriundas da sociedade e atua na normatização da política cultural estadual.
Novo site - Na ocasião, também ocorre o lançamento do novo site da Secult (www.secult.es.gov.br). Desenvolvida pela agência Pixel, a página é mais moderna e de fácil acesso.
O novo site contém informações sobre os eventos culturais de todo o Espírito Santo, notícias das ações da Secult e muito mais.
FOTO: Sagrilo
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)