Projetos inovadores, apresentação de robótica e workshop marcaram o início das atividades da 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento está sendo realizado na Ufes e reuniu, já no primeiro dia, cerca de 180 ônibus de escolas públicas e particulares, totalizando um público de mais de 10 mil visitantes. A exposição vai até o dia 15, das 9h às 20h, em atividades espalhadas em quase todo o campus, sendo o último dia até as 15h.
O evento reúne mais de 1.000 atividades simultâneas. A II Mostra de Pesquisa Científica da Fapes, localizada na Arena do Conhecimento, apresentou projetos desenvolvidos por pesquisadores de iniciação científica, de mestrado e doutorado, como o espaço destinado a um estudo sobre o impacto da violência no trânsito da BR 101. Nele, os visitantes puderam participar de uma simulação na floresta com a presença de animais empalhados que pertenciam à reserva ambiental e morreram na via, na altura de Sooretama.
Em dois períodos, o 1º Workshop InnovaWorld/Sebrae de Design Thinking, ministrado por Hedryk Genson Daijó, do Parque Tecnológico de Itaipu, apresentou metodologias inovadoras para estimular a criatividade e a solução de problemas. A parte da tarde foi animada pelo Cortejo Cultural e já tradicional da Escola Estadual Gomes Cardim que, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação Educação Profissional e Trabalho (Sectti), desenvolve o projeto Livro Livre, uma biblioteca de livros à disposição dos visitantes para que levem para casa com o único compromisso de libertá-lo em algum local público após a leitura.
Os visitantes também poderão conferir até sábado a exposição de inventores independentes, do 18º Salão do Inventor, do Instituto Brasileiro de Inovação, os 60 projetos selecionados da III Feira de Ciências e Engenharia (Fecieng), o Espaço Sebrae, com atividades de startup e rodada de negócios, além de inovações sociais do InnovaSocial, InnovaAtiva e InnovaWorld.
A professora da Escola São Luiz, de Santa Maria de Jetibá, Patrícia De Martin, trouxe pela segunda vez consecutiva cerca de 100 alunos e aprovou. “Os experimentos expostos ficam melhores e mais interessantes a cada ano. Prende a atenção do aluno e incentiva o interesse deles por ciência”, afirmou a professora.
A abertura oficial do evento foi realizada às 19 horas, no Teatro Universitário da Ufes, e contou com a presença do secretário de Educação, Klinger Barbosa, que reforçou que um trabalho como o desenvolvimento de uma atividade conjunta como essa precisa começar pela rede estadual de educação. “Temos centenas de jovens talentosos em toda a rede e sinto orgulho de ver o nome da Sedu como uma das realizadoras desse evento”.
Neyval Costa Reis, pró-reitor de pesquisa e pós graduação da Ufes, acrescentou que a Semana tem importante papel no estímulo à pesquisa e desenvolvimento no Estado. “Temos hoje 25% dos alunos da nossa instituição envolvidos com pesquisa e os programas mais bem avaliados são os cursos com maior índice de pesquisa desenvolvida”.
O secretário da Sectti e anfitrião do evento, Alberto Gavini, agradeceu aos parceiros e fez um breve histórico do crescimento da Semana Estadual de C&T. “Hoje somos considerados o maior evento de inovação do mundo pela International Federation Inventors’ Associations (Ifia). Esse é o legado que deixamos e esperamos que seja prosperado nas próximas edições. A Semana consolida o nosso Programa Estadual de Popularização da Ciência”, complementa o secretário e coordenador do evento das últimas quatro edições.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sectti
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)