Dando continuidade a programação do “Festival de Música Erudita do Espírito Santo”, nesta quarta (12) e quinta-feira (13) a Orquestra Sinfônica do ES (OSES), sob a regência de seu Maestro Titular, Helder Trefzger, apresenta a oitava e última apresentação das séries Quarta Clássica e Quinta Clássica, na temporada 2014. As apresentações serão realizadas no Teatro Carlos Gomes, às 20h. Os ingressos, já disponíveis para venda, são a preços populares: R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia.
O destaque da noite fica por conta da apresentação de um dos mais complexos e difíceis concertos para piano e orquestra, o Terceiro Concerto de Rachmaninov. Estreado pelo próprio autor, em 28 de novembro de 1909 (a exatos 105 anos), em Nova York, a obra é marcada pela vasta proporção e pela escrita pianística bastante arrojada. A obra foi utilizada no filme australiano Shine – Brilhante, de 1996.
Solista Convidado - O solista da noite, o pianista capixaba Aleyson Scopel é aclamado como um dos talentos musicais mais brilhantes a surgir no Brasil na atualidade, o pianista Aleyson Scopel é conhecido por seu perceptivo lirismo e sobriedade técnica, conferindo volatilidade emocional a suas apresentações.
Aleyson percorre as mais importantes salas de concerto do Brasil, frequentemente à frente de suas principais orquestras, incluindo as Sinfônicas Brasileira, de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Porto Alegre, Ribeirão Preto e a Filarmônica de Minas Gerais. No exterior, foi solista convidado da Springfield Symphony e da New England Conservatory Symphony Orchestra nos Estados Unidos, da Wollongong Symphony na Austrália e da Orquestra do Norte de Portugal.
Detentor dos prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro, foi laureado em diversos concursos internacionais, tais como William Kapell, Villa-Lobos, Corpus Christi, Kingsville e Southern Highlands International Piano Competition.
Além das obras primas dos grandes compositores do repertório pianístico, Aleyson possui ávido interesse por peças contemporâneas que traduzem a modernidade idiomática do instrumento.
Festival - O Festival de Música Erudita do Espírito Santo é realizado pela Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Instituto Sincades, Banestes, Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Prefeitura Municipal de Vitória, Serviço Social da Indústria (Sesi) e ArcelorMittal.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)