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Começa o período de rematrícula e remanejamento na rede pública de educação

03/11/2014


Alunos, pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos do cronograma de matrícula, referente ao ano letivo de 2015. Começa nesta segunda-feira (03) e segue até o dia 14 de novembro o período para rematrícula e transferência, destinado aos alunos que já estudam nas unidades de ensino da rede pública de educação. A renovação de matrícula é a garantia da vaga do aluno na unidade de ensino onde está matriculado.

Na Rede Pública Estadual a rematrícula será automática. Nas redes públicas municipais da Grande Vitória, a rematrícula deverá ser confirmada na unidade de ensino. Os alunos interessados em mudar de escola devem preencher o formulário de remanejamento na secretaria da unidade escolar onde está matriculado. Ao solicitar a transferência de escola, a vaga de origem será disponibilizada para outro aluno. Caso não tenha vaga em nenhuma das três opções solicitadas, a transferência será realizada para a escola que apresentar disponibilidade de vagas.

O gerente de planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Adolpho Ferreira Vieira Junior, destaca a importância dos pais ou responsáveis não perderem os prazos para a realização dos procedimentos. “Os interessados devem ficar bem atentos às datas, já que não haverá prorrogação”, alertou.

Outras duas etapas compõem o cronograma de matrículas para 2015. São elas: Chamada Pública Escolar (Dia C), que é destinada àqueles que ainda não estão no sistema público de ensino, e matrícula.

Chamada Pública Escolar - A Chamada Pública Escolar (Dia C) será realizada entre os dias 18 e 20 de dezembro. Essa etapa tem como objetivo convocar e cadastrar os alunos a partir de seis anos de idade completos ou a completar até 31/03/2015, que não estejam matriculados em nenhuma das escolas da rede pública de ensino.

O cadastro será realizado por meio do preenchimento de formulário eletrônico nos 104 postos de cadastramento, distribuídos pelos municípios de Cariacica (26); Fundão (1); Guarapari (13); Serra (26); Viana (10); Vila Velha (21); e Vitória (7). Para a realização do cadastro é importante apresentar os documentos abaixo:

:: Certidão de nascimento ou outro documento que comprove a identidade do aluno;

:: Comprovante de escolaridade, através de histórico escolar ou de declaração a partir do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos;

:: Comprovante de residência original: IPTU, fatura de energia elétrica, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que comprovem o endereço residencial.

A divulgação do resultado do “Dia C” será realizado no dia 30 de dezembro, data que também será divulgado o resultado da lista de transferência.

Matrícula - Para efetivação da matricula, de 05 a 16 de janeiro de 2015, será necessário que o nome do aluno conste na relação publicada no site da Sedu e a apresentação dos documentos relacionados abaixo:

:: Certidão de nascimento ou de casamento;

:: Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;

:: Comprovante de residência original através do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que comprovem;

:: Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

:: Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.

É importante ressaltar que todas as ações do processo de matrícula devem ser acompanhadas pelos pais dos alunos, pelo responsável ou pelo próprio aluno, se maior de idade.

Mais informações: 3636-7830/ 7831/ 7832

 

FOTO: Assessoria de comunicação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)