“Para um meteorologista dizer a você que é muita chuva, é porque é muita chuva mesmo!”. Bruce Pontes, meteorologista do Incaper, brinca com a própria rotina de trabalho. A Equipe de Meteorologia do Instituto já está acostumada a lidar com informações sobre chuva de grande intensidade e está atenta aos acontecimentos registrados no Espírito Santo nos últimos dias. Todos os dados apurados são prontamente disponibilizados aos capixabas.
“Nas últimas horas, choveu mais do que o esperado para o mês de outubro inteiro em alguns trechos da Região Nordeste do Estado. Não é pouca chuva. A região teve mais de 100 mm de chuva entre a meia-noite e as 13h de hoje (ontem), e ainda está chovendo muito por lá. Normalmente, esperamos entre 90 mm e 120 mm na maior parte da região num mês de outubro típico”, informa Pontes.
As pancadas de chuva vieram com trovoadas, despejando 73 mm em Linhares (região do aeroporto), nas últimas 12 horas. Chove de leste a oeste de Linhares. Do litoral (Pontal do Ipiranga e Povoação) ao distrito de São Rafael. Outras áreas que estão sofrendo bastante com a chuva intensa são o leste de Jaguaré e o leste de São Mateus. Neste município, o pluviômetro (equipamento que mede volume de chuva) que pertence ao Cemaden é automático e registrou um acumulado de 69,78 mm até por volta de 14h.
“A chuva que atinge o Estado nos últimos dias é ocasionada pela atuação de ventos em altos níveis da atmosfera por volta de 5 a 10 km de altitude, girando em direção ciclônica, isto é, em sentido horário. Em superfície, esse sistema interage com o transporte de umidade vindo do oceano em direção ao continente, deixando o tempo instável em todo o Estado e ocasionando as chuvas intensas que ocorrem desde o último fim de semana. Em algumas regiões, esse sistema pode ainda interagir com o relevo diversificado de áreas de vales e montanhas, intensificando a chuva nessas regiões e suas proximidades”, explica Thábata Brito, meteorologista do Incaper.
Previsão - A previsão é de que o tempo continue muito carregado no centro-norte capixaba no decorrer desta quinta-feira (30). Também estão mantidas as condições meteorológicas favoráveis para pancadas de chuva. No entanto, essa chuva deve continuar volumosa apenas em alguns pontos da Região Noroeste, oeste da Região Norte e parte da Região Serrana (exceto sul da região), com maior chance entre a tarde e a noite. A chuva mais intensa deve ocorrer de forma mais isolada que nos dias anteriores.
Durante os próximos dias, a chuva também deve atingir as demais regiões capixabas, mas com acumulados menos expressivos. Mesmo assim, recomenda-se atenção para as localidades com maior vulnerabilidade (mais propícias a alagamentos/deslizamentos), uma vez que já choveu significativamente durante os últimos dias. Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas. Mais informações sobre as condições do tempo podem ser obtidas em (http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.php).
FOTO: Arquivo / Incaper
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)