A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em parceria com a Associação Brasileira de Trompetistas (ABT), realiza o VI Encontro Internacional de Trompetistas, de 28 a 31 de outubro, em Vitória. Estão programados diversos concertos e recitais, além de oficinas.
Durante o festival, que acontecerá no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Parque Moscoso, será possível encontrar trompetistas de diversos lugares aprimorando o seu trabalho e trocando informações técnicas e culturais do cenário do trompete.
O diretor da Fames, Erlon José Paschoal, considera o evento importante para a área educacional e, claro, para que os visitantes conheçam o potencial do Espírito Santo no universo trompetístico. “Realizar um evento desse porte em nosso Estado promovendo, ao mesmo tempo, o encontro de instrumentistas de várias regiões do país e do exterior é uma ação importante da Fames para a difusão da música instrumental e o aprimoramento de nossos músicos”.
Thadeu J. Silva Filho, presidente da ABT, reforça a qualidade do encontro no que tange a qualidade musical. “O encontro terá alta dose de performance, todos os dias acontecerão uma variedade de concertos, recitais, aulas e apresentações com artistas do Brasil e do mundo. O público terá a oportunidade de assistir gratuitamente a excelentes concertos”.
Programação - O evento começa no dia 28 de outubro com um masterclass com o trompetista Fernando Ciancio e reunião da ABT. Já a programação artística do festival terá início com um concerto da Banda Sinfônica da Fames no Theatro Carlos Gomes, que terá como solista convidado o trompetista Heinz Karl Schwebel.
No dia 29, durante o dia serão realizadas oficinas e recitais. E à noite, às 20 horas, a primeira apresentação será do argentino Fernando Ciancio. Na Argentina, Ciancio atuou como solista nas principais orquestras do país e recebeu vários reconhecimentos, como o Diploma ao Mérito, pelo Konex, e o Diploma de Honra no Concurso Argentino de Música de Câmara, pela Fundação Banco Mayo. Atualmente, é trompetista solista da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires.
Na sequência, quem sobe ao palco do Mucane é o grupo Brasilidade Geral, formado em 2010 e que tem entre seus componentes alunos da Fames. Surgiu com o intuito de aliar técnica, testar novos arranjos e composições. O grupo possui um CD lançado em 2012, que os levou à indicação do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental em 2013. Esse destaque proporcionou ao grupo apresentações com o jazzista norte-americano Bob Mintzer e grandes nomes como da música brasileira, como Rosa Passos, Gilson Peranzzetta, Jota Morais, Chico Pinheiro, Zé Nogueira, Idriss Boudrioua, Zizão Machado, entre outros.
No dia 30, durante o dia serão realizadas masterclass e recitais. À noite, a programação segue no Mucane, a partir das 20 horas, com a apresentação do Grupo Brasileiro de Trompetes, que desenvolve intenso trabalho com música brasileira, atuando nos mais diversos aspectos desde a música folclórica à contemporânea. Acontecerá ainda o recital do trompetista italiano Giuliano Sommerhalder, que foi solista da orquestra alemã Gewandhaus, Leipzig, e da orquestra do Concertgebouw. Atualmente, integra o quinteto Italian Wonderbrass.
Na sexta-feira (31), acontecerá o encerramento do VI Encontro Internacional de Trompetistas e a programação será extensa. Durante o dia, recitais, masterclass e a apresentação do Grande Coral de Trompetes. Às 20 horas, no Mucane, acontecerá o show de encerramento com o Grupo Choro de Minas e o trompetista Silvério Pontes. O Choro de Minas é formado por alguns dos mais respeitados músicos do gênero choro no Brasil. Na atualidade, já se apresentou em diversos festivais do gênero no país e também em Paris, França. Já Silvério Pontes é trompetista desde a infância, integrou o naipe de metais das bandas de artistas como Luiz Melodia, Tim Maia, Ed Motta, Cidade Negra, Elza Soares, Paulinho da Viola, entre outros. Além disso, formou dupla com o trombonista Zé da Velha, parceria esta que já rendeu quatro CDs, entre eles “Tudo Dança” (1999), bastante aclamado pela crítica.
Durante o encontro, acontecerá ainda, entre os dias 29 e 31, o Almoço Musical, no qual grupos de trompetes realizarão apresentações, sempre às 13 horas, no Teatro do Sesc Glória.
O VI Encontro Internacional de Trompetistas é uma realização da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em parceria com a Associação Brasileira de Trompetistas, com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e do Sesc-ES.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)