Uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) chega ao Espírito Santo a partir desta segunda-feira (20) para conhecer, de perto, os projetos desenvolvidos pelo Programa Estado Presente, em especial as ações realizadas em parceria do Governo do Estado com o poder produtivo local. O grupo fica na Grande Vitória até a próxima quarta-feira (22).
Entre as atividades previstas estão um almoço com o governador Renato Casagrande, na segunda-feira, e a participação durante a reunião de avaliação das ações sociais do Programa Estado Presente. Ainda haverá visitas técnicas a projetos e algumas parcerias, incluindo os trabalhos desenvolvidos junto com o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação.
“A visita é fundamental para que a comitiva do BID tenha um contato maior com a nossa equipe, principalmente após a aprovação final que conquistamos junto ao Banco, no mês passado, para o investimento financeiro em projetos e ações voltadas para o enfrentamento à violência juvenil. Essa parceria será mantida pelos próximos cinco anos, e essas visitas servirão para acompanhamento e orientação”, explica o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc Fajardo.
Conquistas - No último dia 18 de setembro, o BID publicou no site da instituição a aprovação final para o programa especial de segurança cidadã, voltado a reduzir os elevados índices de crimes violentos, em especial homicídios. Dos U$ 70 milhões orçados, U$ 56 milhões serão de financiamento do BID para ações que tenham como objetivo principal a redução da violência juvenil. O restante será de contrapartida do Estado.
Esse recurso vem para ampliar o esforço que já vem sendo feito pelo Governo do Espírito Santo no combate à violência, especialmente por meio do Programa Estado Presente. Esse é o mesmo projeto que o BID aprovou, em maio deste ano, com a maior nota que o banco já deu a um projeto social voltado para a segurança pública: o Espírito Santo tirou nota 9,5 de 10.
“Essa parceria será fundamental para darmos continuidade ao projeto que realizamos há mais de três anos e que, a partir de 2015, terá esse apoio financeiro fundamental para que o Estado consiga ampliar os serviços e criar uma nova estrutura”, defende o secretário.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae), responsável pelo Estado Presente. Mais informações sobre o programa e a parceria do BID com o Governo do Espírito Santo estão disponíveis no site http://www.iadb.org/pt/noticias/.
FOTO: Galpão produções / Ibca
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)