_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Projeto de reconstrução de barragem na Lagoa Nova segue em Linhares

19/03/2014


Está encaminhado o projeto de reconstrução da barragem da Lagoa Nova, em Linhares, rompida em 2010. Na terça (18), na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o secretário Enio Bergoli e uma comitiva organizaram parte dos procedimentos para a obra.Participaram dos trabalhos representantes da Prefeitura de Linhares, o deputado Estadual Luiz Durão e os produtores rurais da região.

Orçada em aproximadamente R$ 1 milhão, o município aguarda mais esse investimento do Governo do Espírito Santo para ampliar novamente o nível da lagoa e a captação de água para irrigação das lavouras e consumo dos animais.

"A prefeitura já possui anuência dos órgãos ambientais para o projeto da barragem. Os procedimentos necessários estão encaminhados e acredito que não haverá dificuldade para começar a obra. A região possui uma condição natural favorável para reservação de água. Realizando a reconstrução e respeitando a legislação vigente todos só têm a ganhar", destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Rompida em 2010, a barragem possuía mais de 30 anos de existência e permitia que a Lagoa Nova atingisse cerca de 1550 hectares de lâmina d’água. Sem a represa a área da lâmina diminuiu 200 ha.

"Estamos bem encaminhados com o projeto. Agora precisamos definir com o Governo e a prefeitura o modelo mais viável para a confirmação do investimento que será muito importante para nossa região", ressalta o deputado Luiz Durão.

De acordo com os representantes da prefeitura de Linhares, a nova barragem, no projeto, terá 1,5 metro de altura e estrutura elevatória para a passagem de peixes e capacidade para atender as necessidades dos aproximadamente 100 produtores rurais do entorno.

CAMINHÃO PARA VILA VALÉRIO - Na mesma reunião, foi conversado sobre a aquisição de um caminhão para a Associação de Pequenos Agricultores da Região de Pavãozinho e Paraisópolis, em Vila Valério. O pedido está em avaliação técnica na Seag e em breve técnicos da pasta irão visitar a associação para conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas que serão potencializadas com o uso do caminhão.

Caso a Associação atenda as normas técnicas estabelecidas pela Seag e esteja em dia com as obrigações legais, será aberto procedimento administrativo para a aquisição e repasse do caminhão.


FOTO: Assessoria de Comunicação / Seag

 
(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).