Um mês e cerca de 200 estudantes visitaram as obras de engenharia executadas pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes). O número representa sete instituições de ensino que participaram do Projeto Obra Aberta, só no mês de setembro.
Estudantes de Engenharia e Arquitetura de faculdades do Estado conheceram, de perto, o dia a dia de um canteiro de obras e acompanharam os projetos, bem como as fases de execução de empreendimentos como o Cais das Artes, em Vitória, e o Complexo Esportivo Kleber Andrade, em Cariacica.
“Vale muito a pena visitar uma obra. Na faculdade a gente estuda a matéria e aqui conseguimos ver a aplicação de toda a teoria da sala de aula. Sem contar que podemos conversar com os engenheiros e tirar todas as dúvidas”, explicou Marcela de Morais da Silva, aluna do curso de Engenharia Civil da Faculdade Novo Milênio.
Uma curiosidade do projeto é que não são apenas estudantes que procuram o Iopes para conhecer e estudar de perto as obras. Uma professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) está desenvolvendo um trabalho sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e, pela segunda vez, procurou o Obra Aberta para visitar o Cais das Artes.
“O trabalho que desenvolvo é sobre o arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha e o projeto que o Iopes tem de proporcionar visitas às obras me ajudou muito. A facilidade do contato e a disposição em receber são os pontos positivos que eu destacaria”, disse a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFF, Luciana Nemer.
O Projeto Obra Aberta se tornou uma atividade rotineira do Iopes e promove visita técnica às obras de edificações do Governo Estadual. Direcionado a estudantes de nível médio e superior, as visitas devem ser agendadas, bastando que um professor responsável pela turma encaminhe a solicitação, observando a lista de obras disponíveis a visitação e o cronograma no portal do Iopes, no endereço (www.iopes.es.gov.br).
FOTO: Arquivo / Iopes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)