Profissionais envolvidos no processo de doação e transplantes de órgãos receberão uma cartilha técnica lançada com o objetivo de padronizar as condutas e, principalmente, viabilizar o potencial doador. O material começou a ser entregue na segunda-feira (29).
A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Rosemary Erlacher ressalta que essa ação visa a aprimorar a qualificação de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais de todos os hospitais no Estado.
“Essa cartilha trata sobre todas as etapas do processo de doação e transplante, detalhando o papel de cada profissional”, explica.
A cartilha tem 32 páginas que abordam assuntos desde a identificação da morte encefálica até a captação do órgão. Segundo Rosemary, a reunião desses temas relacionados em um único material será importante durante as capacitações ministradas pela Central de Transplantes. Ao todo, foram editados 30 mil exemplares que serão disponibilizados gratuitamente.
“O lançamento da cartilha é mais uma ação que promovemos como parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos no Espírito Santo. Nosso objetivo com isso é um só: aumentar o número de doações, salvando vidas e aumentando a qualidade de vida de quem aguarda por um transplante”, conclui a coordenadora.
>> Lista de espera até agosto de 2014
- Córnea - 139
- Coração - 1
- Fígado - 19
- Rim – 833
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)