Os moradores de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá passam a ser cobertos pelo atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A população contará com ambulância de suporte e equipe profissional que trabalhará por escala e realizará atendimento durante 24 horas por dia.
Em Santa Teresa, o serviço contará com ambulância de suporte avançado, sete médicos, seis enfermeiros e quatro condutores. Já a equipe que atuará em Santa Maria de Jetibá é composta por quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores, que contarão com uma ambulância de suporte básico.
COMO FUNCIONA - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento em qualquer lugar, funciona 24 horas por dia e conta com profissionais especializados.
O Samu 192 só deve ser acionado em situações de urgência e emergência, tais como parada cardiorrespiratória, dor bem forte no peito (enfarto), envenenamento, queimadura grave, acidente de trânsito, ferimento causado por arma, entre outros (veja box ao lado).
Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma
ambulância ou uma orientação por telefone mesmo. É importante estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência, ajudando a ambulância a chegar mais rápido.
Não passe trotes. Quando alguém faz isso, a ambulância vai para o endereço do trote e quem realmente precisa de atendimento deixa de ser socorrido.
>> Saiba quando acionar o Samu 192:
- Parada cardiorrespiratória;
- Dor bem forte no peito (enfarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou o bebê.
FOTO: Assessoria de Comunicação / CBMES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)