Degustadores, corretores e pesquisadores surpreenderam-se com a qualidade do conilon capixaba. Por meio do Prêmio Conilon Especial, amostras de cafés conilon produzidos no Espírito Santo foram expostas na Semana Internacional do Café, realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, em Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, durante o 9º Espaço Café Brasil, o conilon especial capixaba teve seu espaço para ser avaliado, degustado e, assim, atrair outros olhares no mercado nacional e internacional.
Na noite de segunda-feira (15), na Sala de Cupping, as demonstrações contaram com 80 inscritos. Estiveram presentes representantes de produtores, torrefadores, indústrias de cápsulas e de países como Vietnã e Dinamarca. Parte do sucesso deu-se por oportunizar aos presentes a realização de análises físicas e sensoriais.
De acordo com Arthur Fiorott, da Conilon Brasil, empresa organizadora o Prêmio Conilon Especial, o momento é histórico, pois confirma o rompimento de paradigmas. Conta que para a maioria das pessoas café capixaba não tem a fama de poder ser produzido com qualidade. “Os resultados para nosso projeto é incomensurável. Em um único momento conseguimos apresentar o bom conilon capixaba a produtores, corretores, torrefadores e representantes do mercado mundial”- avaliou.
SEMANA INTERNACIONAL - O evento é uma iniciativa que reúne todas as pontas do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Nessa plataforma de atrações encontram-se cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.
Durante a Semana foi realizada a maior feira do setor – o 9º Espaço Café Brasil – que gera negócios e contribui com a formação do mercado de cafés de qualidade por meio dos eventos técnicos. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais – o maior Estado produtor do Brasil – torna-se palco dessa iniciativa, que envolve e movimenta milhares de profissionais no mundo.
Prêmio Conilon Especial
Em sua terceira edição, o Prêmio Conilon Especial - Concurso Estadual Conilon de Qualidade, busca premiar e disseminar informações sobre práticas de qualidade. Produtores capixabas são incentivados a implantarem novas tecnologias que garantam novos produtos. Neste processo de mudança, dissemina-se o Código de Posturas 4C.
O Prêmio busca premiar os melhores cafés conilon do Estado. Nesta edição de 2014 serão R$ 50 mil para os melhores cafés. A avaliação e a classificação das amostras seguem o Protocolo Internacional de Degustação de Robustas, desenvolvido pelo órgão internacional CQI.
PARCEIROS - O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon; a Fertilizantes Heringer, Bryzer Comércio de Café, Pinhalense, Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, e BUNN.
Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apoiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Seag
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)