_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Diversão garantida: confira as dicas para soltar pipa com segurança

25/09/2014


Soltar pipas é uma brincadeira muito tradicional entre crianças e adolescentes, e nesta época do ano, devido aos ventos fortes, a diversão fica ainda mais comum. Para que a brincadeira não provoque acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar alerta sobre alguns cuidados que precisam ser tomados durante a diversão.

O coordenador do Corpo de Bombeiros no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), major Carlos Wagner Borges, lembra que a brincadeira exige que a criança olhe sempre para cima e um segundo de distração pode gerar um acidente, como cair de lajes, árvores, muros, torres e atravessar a rua na frente de carros.

Outro perigo é o uso do cerol que pode transformar a linha da pipa em uma arma letal. “O cerol pode tornar um brinquedo em arma caso corte, por exemplo, o pescoço de um motociclista ou ciclista que trafega na rua. A própria criança pode se cortar ao manusear o material. É primordial que os pais orientem seus filhos sobre esses riscos”, alerta.

Além disso, o cerol também é um condutor de energia e se a linha atingir a rede elétrica pode causar a morte. “Quem empina a pipa pode morrer eletrocutado. Por isso é preciso ter cuidado. Use sempre barbante de algodão e nunca fios de nylon, como os usados para pescaria, pois eles cortam tanto ou mais que o próprio cerol”, explica major Wagner.

:: Confira as dicas do Corpo de Bombeiros:

- Nunca solte pipa perto de antenas, postes e fios elétricos, porque podem se machucar seriamente;
- Prefira locais abertos como parques ou campos;
- Nunca empine pipas em lugares altos, como telhados ou lajes. De tanto olhar para cima, o risco de tropeçar e cair é grande;
- Brincar de soltar pipa em dias de chuva é muito perigoso devido aos raios. Só faça isso quando o tempo estiver bom;
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas;
- Também não faça pipas com papel laminado porque o risco de choque elétrico é grande;
- Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus;
- Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito. Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas. A linha da pipa pode ser perigosa para eles.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / CBMES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)