A população capixaba pode auxiliar a polícia a combater ações criminosas com denúncias anônimas. Pelo número 181, telefone do Disque-Denúncia, o cidadão pode repassar informações importantes como o paradeiro de fugitivos da Justiça, locais de tráfico de drogas, a localização de autores de homicídios, bem como ajudar as polícias a apreender armas e drogas.
“Além de registros sobre tráfico de drogas, também registramos solicitações para patrulhamento da polícia, sendo esta a segunda incidência de registros, além de solicitações para averiguação de pessoas suspeitas e novas denúncias relacionadas a situações que trazem perigo para vida, como riscos em construções, estabelecimentos, venda clandestina de gás GLP, de alimentos e outros”, informa Angelo De Carli, gerente do Disque-Denúncia 181.
De acordo com De Carli, a população do interior também tem colaborado com informações importantes sobre crimes. Os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus lideram o ranking de registros (454) no interior do Estado. A maioria deles é relacionado com o tráfico de drogas, homicídios e maus tratos.
“A polícia trabalha com informação. Por isso a participação popular é tão importante para o combate ao crime. Quem liga para o Disque-Denúncia não precisa se identificar, ou seja, tem o anonimato garantido”, enfatiza.
VÍDEOS DE CRIME - Para que a população possa auxiliar ainda mais a polícia na localização de criminosos, vídeos de crimes podem ser assistidos ou postados no site http://testemunhavirtual.sesp.es.gov.br, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Para incluir o vídeo da ação criminosa, basta que a vítima tenha o boletim de ocorrência policial registrado. O cidadão que reconhecer ou souber do paradeiro dos criminosos que aparecem nas imagens, deve entrar em contato com a Central Disque-Denúncia, por meio do telefone 181 para que a polícia faça a investigação e prisão dos infratores.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesp
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)