Animações brasileiras produzidas entre 2013 e 2014 têm uma janela específica no Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo. Neste ano, o Festival contará com uma seção dedicada exclusivamente a esse tipo de produção: a 1ª Mostra de Animação. Serão exibidos nove curtas-metragens que concorrem ao Troféu Marlin Azul - Melhor Filme Animação pelo júri popular. A 1ª Mostra de Animação acontece no Theatro Carlos Gomes, nesta terça-feira (16), a partir das 15 horas.
Com a curadoria da programadora audiovisual Rosemeri Barbosa, a 1ª Mostra de Animação consolida a presença desse gênero de filmes na programação do Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo e exibirá um panorama das temáticas e das técnicas presentes no cinema de animação brasileira realizado no Brasil atualmente.
SOBRE OS FILMES - Fazem parte da 1ª Mostra de Animação produções dos estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Destacam-se na programação os curtas “Fuga Animada”, do paulista Augusto Roque. Em 180 segundos, o filme fala da relação de criação e criador através do personagem do curta, um pequeno boneco fugitivo que trava, através de diferentes técnicas de animação, uma briga por espaço com os traços que o criaram. Já o curta “Saturno”, animação mineira dirigida a quatro mãos por Sávio Leite e Clécius Rodrigues destaca técnicas de stop-motion.
Vencedora do prêmio de Melhor Fotografia no tradicional festival de animação pernambucano Animacine, “A Escada”, de André Arôxa, apresenta a história de um homem que perdeu tudo que ama e está prestes a tomar uma decisão. A animação foi realizada através do Projeto Animando Histórias, da Universidade Federal de Pernambuco, que visa a resgatar histórias tradicionais do folclore pernambucano. Também de Pernambuco, a animação “O Gaivota” apresenta os traços de Ayodê França sob a direção de Raoni Assis. Lançado na última edição do Cine PE, o filme faz uma reflexão sobre as relações entre um trabalhador e seu trabalho, seu apego e o legado que deixamos.
A 1ª Mostra de Animação também exibirá as produções gaúchas “A Pequena Vendedora de Fósforos”, de Kyoko Yamashita, e “Hotel Farrapos”, de Lisandro Santos. Completam a programação da mostra os curtas paulistas “Dream Catchers”, de Gabriel Moura Santana, “Castilho Y El Armado”, de Pedro Harres e “Guida”, de Rosana Urbes.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo acontecerá entre os dias 12 e 17 de setembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobras e da Rede Gazeta.
São parceiros do evento o Governo do Espírito Santo - por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Sincades, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Canal Brasil. O Festival conta com o apoio da Link Digital e com patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal, e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.
:: Confira os filmes da 1ª Mostra de Animação:
- A Escada, de André Arôxa (2013, PE).
- A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita (2014, RS).
- Castillo Y El Armado, de Pedro Harres (2014, SP).
- Dream Catchers, de Gabriel Moura Santana Freire (2014, SP).
- Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque (2013, SP).
- Guida, de Rosana Urbes (2014, SP).
- Hotel Farrapos, de Lisandro Santos (2014, RS).
- O Gaivota, de Raoni Assis (2014, PE).
- Saturno, de Sávio Leite e Clécius Rodrigues (2014, MG).
FOTO: Assessoria de Comunicação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)