_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Biblioteca Pública recebe exposição de livros sobre Vitória no mês de aniversário

09/09/2014


Durante todo o mês de setembro, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), localizada na Praia do Suá, em Vitória, realiza uma exposição de livros que contam a história da cidade de Vitória. Aproveitando o gancho do aniversário de 463 anos da capital do Estado, a mostra expõe um acervo de títulos sobre a história, memória, geografia, arquitetura, urbanismo, imagens fotográficas e a literatura. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Dentre os livros de história da cidade se destacam “Biografia de uma ilha”, de Luiz Derenzi, em suas duas edições, “Os dias antigos”, de Renato Pacheco, e os vários estudos desenvolvidos por Elmo Elton, além daqueles que tratam de logradouros e monumentos específicos como o Parque Moscoso, o Palácio Anchieta, o Hotel Majestic, entre outros.

Os bairros de Vitória aparecem individualmente através dos estudos que integram a Coleção Elmo Elton, da Prefeitura Municipal, e de vários livros produzidos sobre o chamado Novo Arrabalde, projeto urbanístico de Saturnino de Brito, datado de fins do século XIX, que deu origem à Praia do Canto.

Dentre os livros que tratam da memória da cidade destacam-se “Memórias do passado: A Vitória através de meio século”, do Padre Francisco Antunes de Sequeira, que registra fatos pitorescos da cidade na primeira metade do século XIX; os livros de imagens fotográficas compiladas por José Tatagiba e as coleções Memória Viva e Escritos de Vitória, também da Prefeitura Municipal. Nesse tópico se incorporam alguns antigos cronistas, que tinham o dia a dia da cidade como assunto principal de suas crônicas.

Dentre tantos cronistas possíveis, escolheram-se alguns autores já falecidos, como Nelson Abel de Almeida (De seta e bodoque), Eugênio Sette (Praça Oito), Carmélia M. de Souza (Vento Sul), Lacy Ribeiro (Avenida República: Diário na madrugada), Fernando Tatagiba (Rua) e José Carlos Oliveira (Crônicas da adolescência, obra que reúne sua produção de cronista aprendiz, publicada em periódicos de Vitória na primeira metade dos anos 1950).

A literatura inspirada diretamente em Vitória está representada por obras como “Vitória 25”, poemas de Carlos Chenier, e as narrativas “Blissful Agony”, de Amylton de Almeida, “Memórias das Ruínas de Creta”, de Bernadette Lyra, e “Cidadilha”, de Luiz Guilherme Santos Neves.

A Biblioteca Pública do Espírito Santo fica localizada à Avenida João Batista Parra 165, Praia do Suá, em Vitória.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)