_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Seis homenageados na décima edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

25/08/2014


Na décima edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, realizada na última quinta-feira (22), no Palácio Anchieta, em Vitória, seis homenageados receberam da Comissão Especial do prêmio os agradecimentos ao trabalho social que desenvolveram e ainda desenvolvem no Espírito Santo e no País. Desde sua primeira edição, em 2005, 41 pessoas e instituições foram lembradas.

Entre os homenageados deste ano estão o doutor e pesquisador Reinaldo Dietze, professor da Ufes; o jornalista e advogado Orlando Bonfim Júnior, representado, no evento, pelo filho Orlando Bonfim Netto; e o também advogado e jornalista por vocação Washington Luís Rodrigues Novaes, que infelizmente não pôde comparecer ao evento.

Entre as instituições, o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi entregue para a Associação de Produtores Santamarienses em Defesa da Vida (APSAD-Vida), a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas Zacimba Gaba e o Movimento Vida Nova (Movive), de Vila Velha.

O secretário de Estado Álvaro Duboc Fajardo, da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae), parabenizou os homenageados desta e das demais edições.

“Todos vocês, assim como Dom Luiz, um homem importante que trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, para a solidariedade e para a redução das desigualdades sociais, todos vocês vivem na sua prática, no seu dia a dia, sempre empenhados por suas ações ou ideais, focados em contribuir com a construção de uma nova realidade social”, disse o secretário.

O PRÊMIO - O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi instituído em agosto de 2004, em homenagem a Dom Luís Gonzaga, bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande. Falecido em abril de 2003, Dom Luís trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais. Além disso, o bispo sempre destacou a figura da mulher na igreja e na sociedade, confiando a elas encargos de liderança e contribuindo para que a Igreja de Vitória assumisse a face de uma igreja feminina.

Esse prêmio se tornou uma forma de reconhecer quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente. A entrega do Prêmio acontece sempre na quinta-feira útil que precede o dia 24 de agosto, data em que Dom Luís estaria aniversariando.

 

FOTO: Nestor Müller / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)