Joana Vargas *
Com os avanços tecnológicos, os processos de comunicação ficaram cada vez mais rápidos e fáceis. Com isso, surgiram diversas tecnologias como, troca de emails, redes sociais, mensagens instantâneas entre outras. Sabemos que mesmo com todas essas vantagens o "mundo cibernético" tem lá os seus pontos negativos. Um deles é a falta de segurança na rede. Para nos sentirmos mais seguros ao navegar e fazer diversas transações na rede existe uma tecnologia chamada certificação digital, uma validade jurídica que tem como objetivo garantir a proteção de conteúdos que transitam pela internet.
Para compreender melhor o conceito da certificação digital, vamos associá-la a assinatura digital, uma tecnologia que garante a autenticidade e a integridade de uma informação digital. É utilizada para comprovar que o conteúdo assinado não foi alterado. Podemos comparar uma assinatura digital com uma assinatura à caneta em um documento de papel, possuindo a mesma relevância. A partir disso, podemos dizer que a certificação digital é uma estrutura usada para conseguimos manter a segurança dos nossos dados na rede, a fim de garantir a autenticidade, flexibilidade e integridade de ações e conteúdos.
A Segrase é pioneira no ramo das empresas públicas em Sergipe, trabalhando com certificação digital desde 4 de agosto de 2012. São feitas aproximadamente 60 certificações digitais por mês. O público com o qual a empresa trabalha é bem amplo, atendendo pessoas físicas, para publicações no diário, e empresas. Em Sergipe existem apenas 12 empresas que fazem a Certificação Digital. Segundo Angela Araújo, gerente de Modernidade da Segrase, a empresa possui alguns diferenciais nesse ramo como, por exemplo, o atendimento, que é fácil e rápido, estimado em 40 minutos, tendo o melhor preço do mercado.
A certificação pode ter validade de 12 a 36 meses, dependendo do plano. O plano A1 da Segrase disponibiliza um código de acesso para o contratante, que irá inseri-lo em seu computador ou notebook, tendo a validade de 12 meses. O plano A3 tem como característica a portabilidade, e pode ter a validade de 12 a 36 meses. Neste plano, o usuário irá receber um token ou um cartão que poderá ser utilizado em qualquer computador, mais usado por aqueles que trabalham fora e viajam com frequência.
"Qualquer pessoa pode fazer a sua certificação digital, entretanto, para empresas a certificação é obrigatória", diz o presidente da Segrase, Paulo Sergio Araujo Santos. Para as pessoas físicas obterem seu certificado digital pela Segrase, é necessário ser maior de dezoito anos, a apresentação do comprovante de residência e documentação básica, RG e CPF. Já no caso de pessoas jurídicas, é necessário a documentação da empresa além dos documentos pessoais. Tendo em vista a simplicidade que caracteriza a Certificação Digital, navegar nas redes com segurança é muito mais fácil do que imaginávamos.
*Estagiária da Ascom/Segrase





