Joana Vargas*
Melhores práticas editorias e cooperação entre as editoras da região Nordeste são temas que estão sendo discutidos no "Encontro ABEU Nordeste", que acontece hoje e amanhã, na Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE). O evento conta com a presença da Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise - e a participação das demais editoras filiadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU. Durante os dois dias, serão discutidos assuntos como a comercialização de livros, marketing editorial, direitos autorais, organizações de coletâneas entre outros temas que visam ampliar e atualizar os conhecimentos das editoras participantes.
Segundo a diretora da EdUNIT, Cristiane Porto, "o evento é importante para dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelas editoras universitárias dos estados. As editoras universitárias não têm uma inserção comercial, como as editoras comerciais. Sendo o Nordeste uma região grande, pouco se conhece sobre o que é produzido em suas universidades e trazer este evento para Aracaju é trazê-lo para perto de editoras como a Edise e a EdUNIT", explicou. Ainda segundo Cristiane Porto, o Encontro ABEU pode fazer com que os livros circulem melhor em nossa sociedade e que as livrarias aceitem melhor os livros produzidos por uma editora universitária.
Para a gerente da Edise, Rosilene Santos, o evento oportuniza as editoras a mostrarem e dividir experiências editorias que promovem a cultura. "O encontro beneficia as editoras e traz evoluções para a editoração e publicação dos livros e, consequentemente, trabalhos mais conhecidos. Além de verificar como as editoras trabalham no mercado editorial e como atraem o leitor, sendo demasiadamente enriquecedor", aduziu.
O Encontro ABEU Nordeste promove um grande debate sobre diferentes temas para manter as Editoras Universitárias atualizadas, de maneira que suas produções possam ganhar maior visibilidade no mercado. De acordo com o um dos representantes da ABEU, Rubens Miandelli, é necessário que as editoras estejam unidas e organizadas dentro de cada região, para fortalecer suas ações. "Quando a gente pensa na ABEU nacional, pensamos numa diversidade muito grande de realidades. Trabalhando a especialidade de cada região, conseguimos criar discussões de forma mais próxima, sendo esta a grande importância deste evento".
O presidente da Empresa de Serviços Gráficos - Segrase, Paulo Sergio Araujo Santos notou a importância do evento da ABEU e encaminhou os colaboradores para que pudessem participar. "Esse é um momento ímpar, uma oportunidade para que nossa equipe absorva mais conhecimento no tocante as editoras".
Confira a programação completa abaixo:
Dia 30/03
9h
Abertura:
Magnífico Reitor: Jouberto Uchôa de Mendonça
9h40
Coffee break
10h
Palestra sobre Direito Autoral
ProfªDra Maria Edelvacy Marinho (UNICEUB)
12h
Almoço
14h
ABEU TÉCNICO
Marketing Editorial
Taís Borba (Editus/Uesc)
15h
Coffee break
15h30
Comercialização e Distribuição
ProfaDra Flavia Rosa (Edufba/Ufba)
Dia 31/03
9h
Palestra sobre organização de Coletâneas
Me. João Canossa (Editor da Editora Fiocruz)
10h
Coffee break
10h30
Apresentação de três cases de Editoras previamente selecionados
11h30
Reunião de Avaliação do evento e propostas para o Encontro Nacional em maio de 2016.
*Estagiária da Ascom/Segrase
![]() ![]() ![]() | ![]() ![]() |






