Mais de cinco mil famílias capixabas vítimas das fortes chuvas de dezembro de 2013 já receberam o Cartão Reconstrução, com crédito de R$ 2,5 mil. O cartão é um benefício liberado pelo Governo do Espírito Santo, a fim de facilitar a recuperação do que foi perdido no período.
Os 55 municípios capixabas que decretaram situação de emergência devido aos prejuízos provocados pelas chuvas puderam solicitar o Cartão à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh).
Os municípios que não tiveram o Cartão liberado pelo Banco do Espírito Santo (Banestes) ainda estão em processo de validação da listagem enviada à Seadh, medida adotada pelo Governo para garantir que o benefício chegue a quem mais precisa.
A família que não teve seu pedido aceito por questão de inconsistência em algum dado, como CPF, por exemplo, terá um tempo para fazer a adequação necessária e assim receber o Cartão Reconstrução.
Têm direito ao benefício famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado, que são: ser residente em um dos 55 municípios capixabas que decretaram situação de emergência, ter renda familiar de até três salários mínimos, estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) até 31/01/2014 e ter laudo da Defesa Civil atestando que a família foi fortemente atingida pelas chuvas.
FOTO: Assessoria de Comunicação / SEADH
(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).