_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Biblioteca Pública será referência em acessibilidade no país

18/08/2014


Visando ampliar e qualificar a acessibilidade em bibliotecas públicas no Brasil, dez unidades espalhadas pelo país foram selecionadas pelo projeto Mais Diferença. Dentre elas, a Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha, em Vitória.

Entre as ações previstas pelo projeto estão diagnóstico, qualificação do acervo, acesso à tecnologia assistiva, capacitação das equipes, fomento ao trabalho em rede, produção de manual orientador e monitoramento, e avaliação.

A iniciativa é uma realização do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

De acordo com a diretora-geral da Biblioteca do Estado, Nádia Alcuri, o projeto tem grande importância para as melhorias e ampliação dos serviços para o público com deficiência e que necessita de atenção especial. “A BPES foi selecionada junto com mais uma biblioteca de Minas Gerais para representar o Sudeste do país. As dez bibliotecas selecionadas servirão de referência em qualidade, inclusão e acessibilidade” afirma.

A primeira etapa da pesquisa-diagnóstico foi realizada entre os dias 28 de julho a 01 de agosto de 2014 com a equipe de consultoria do Projeto Acessibilidade. Essa fase foi importante, pois colheu informações geradas com o apoio de toda equipe da biblioteca, gerência do sistema Nacional e Estadual de Bibliotecas públicas, o secretário de Cultura de Estado e os usuários frequentadores e os potenciais.

As próximas etapas do projeto visam o levantamento da qualidade e quantidade dos serviços e equipamentos existentes nas bibliotecas. Após os resultados, serão aplicados cursos, treinamentos e oferta dos kits de acervos e recursos de tecnologia assistida para melhoria de serviços nas bibliotecas públicas e que sirvam de referência para outras Unidades de Informação e bibliotecas públicas.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)