As ginastas do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES) brilharam no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica e na III Etapa Caixa realizados até esse domingo (10), no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Vitória (ES), com a conquista de oito medalhas.
Na sexta-feira (8), primeiro dia de competições, as atletas subiram ao pódio em dose dupla no Individual por Equipes do Campeonato Brasileiro. A prata ficou com as meninas da Escola de Campeãs/COES, com Carolina Garcia, Layse Barbosa Morais e Natália Gáudio, que fizeram 146,380 pontos. O Assomes/Clube dos Oficias da PM/COES, das atletas Ana Paula Ribeiro, Drielly Daltoé, Fernanda Ribeiro de Paula e Jéssica Silva Silveira, somaram 136,600 pontos e garantiram o bronze. As campeãs foram Andressa Jardim, Carolina Toneloto, Gabriela Ribeiro e Stephany Gonçalves, do Grêmio Náutico União (RS), que totalizaram 149,350 pontos.
No sábado (9), Natália Gaudio (Escola de Campeãs/COES) brilhou mais uma vez no Individual Geral do Brasileiro. Com execuções que encantaram a torcida, a atleta foi a campeã, conquistando o tricampeonato da competição. A terceira melhor ginasta do Brasil também é do COES. Empatada com Stephanie Gonçalves, Ana Paula Ribeiro (Assomes/COES) conquistou o bronze.
Na III Etapa Caixa, onde acontecem as finais por aparelhos do Individual, Natália Gáudio e Emanuelle Lima (Clube Ítalo Brasileiro/COES) foram os destaques, junto às gaúchas Andressa Jardim e Stephany Gonçalves, ambas do Grêmio Náutico União (RS).
No arco, Natália foi campeã com 16,750 pontos e Emanuelle foi medalhista de prata, com 15,900. A bola contou com uma final equilibrada e emocionante, com quatro ginastas no pódio. Em primeiro, empatadas, ficaram Natália e Stephany, com 16,150. As terceiras colocadas foram Andressa e Emanuelle, ambas com 15,650.
Na sequência, vieram as maças. Emanuelle foi a grande campeã, com 16,550. A prata foi para Natália, com 16,450, e o bronze para Stephany, com 16,250.
As provas da fita fecharam a programação do evento. A medalha de ouro ficou com Stephany, que somou 15,550. Natália ficou com a prata, com 15,500, e Emanuelle com o bronze, com 15,400.
“Palavras não são suficientes para expressar a felicidade da realização de um sonho de poder comemorar um tricampeonato brasileiro, em casa, com todo apoio da família e dos amigos. Foram quatro dias de competição muito exaustivos, mas no fim tudo vale a pena. Foi uma batalha muito difícil, mas o gosto de vencer pelo seu próprio mérito e sua força é especial. Essa vitória eu compartilho com todos aqueles que me apoiam e torcem verdadeiramente por mim, principalmente a toda comissão técnica que nos deu força a todo o momento e que está sempre ao nosso lado”, ressaltou Natália Gaudio.
A secretária de Estado de Esportes e lazer, Lilian Siqueira, ressaltou os ótimos resultados das atletas capixabas. “Estamos muito felizes em ver nossas ginastas nos mais altos lugares do pódio. Esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação de todo o corpo técnico do COES e das atletas. Parabenizo a todos e reafirmo a continuação da nossa contribuição para o desenvolvimento das nossas atletas”, destacou a secretária.
FOTO: Everton Nunes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)