_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

O combustível criativo da revista Cumbuca

A publicação traz diversas temáticas relacionadas à cultura sergipana

18/06/2015


O ‘combustível criativo - escritores sob efeito de drogas’, título do texto do escritor Antonio Nahud abre a nona edição da revista Cumbuca. O escritor questiona se as drogas seriam alguma espécie de combustível criativo, já que alguns dos maiores nomes da literatura universal fizeram ou fazem o uso de entorpecentes.

A publicação traz diversas temáticas relacionadas à cultura sergipana. Uma delas é do jornalista Carlos Cauê que escreve dois textos que homenageiam o estrategista político Rosalvo Alexandre, uma das mais atuantes figuras no movimento de resistência democrática à Ditadura Militar de Sergipe. No primeiro texto Alexandre é situando historicamente, o segundo, há relatos das experiências como cidadão perseguido e preso pelos militares, durante a ‘Operação Cajueiro’. Petrônio Gomes reaviva a memória dos sergipanos com uma crônica sobre o Cinema Guarany.

Ler o texto é ser transportado para um passado não muito distante. A rua do Rosário, hoje avenida Pedro Calazans, se encontrava com a rua de Estância e era lá que estava o cinema Guarany que foi instalado por Augusto Luz. O jornalista Marcos Cardoso apresenta o título ‘Um Alemão em Nossa História’. A produção relembra o personagem alemão Harro Schacht, responsável pelo afundamento de três dos quatro navios de carga e passageiros na costa sergipana.

A produção artística de Willy Valenzuela é descrita pelo crítico de artes Léo Mittaraquis. “Willy é um artista contemporâneo sim, mas pertence a constelação estabelecida por nomes que não se deixam engessar pelo conceito, não se deixam compartimentar, de forma estanque, pelo rótulo”.

A revista apresenta o conto memorialista ‘Baleado aos domingos’ do escritor Paulo Fernando Morais. A revista Cumbuca é uma publicação trimestral, editada pela Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise, criada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a valorização da atividade cultural e unir o pensamento daqueles que sempre fizeram cultura, divulgando a produção artística e acadêmica, além de incentivar a difusão de ideias.