Entre os dias 07 e 08 de agosto, será realizado o I Simpósio da Cacauicultura Capixaba. O evento, que pretende reunir 200 produtores, técnicos e integrantes da cadeia produtiva do cacau de 40 municípios, acontecerá na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Linhares.
O evento é considerado um importante marco para a cultura do cacau no Espírito Santo. “O simpósio é a atividade de maior porte que reunirá cacauicultores depois de iniciadas as ações em prol da revitalização das áreas produtoras de cacau do Estado, em 2012”, explicou o extensionista do Incaper, Lucas Calazans Santos.
Ele disse que diversas ações estão sendo feitas para fomentar novamente a cultura do cacau no Estado, visto que, a partir de 2007, muitas lavouras foram dizimadas pela doença “Vassoura de Bruxa”, o que causou muitos prejuízos aos agricultores.
“Nos últimos anos, muitas capacitações foram feitas junto aos técnicos para apresentar as novas tecnologias de cultivo do cacau, a fim de que os produtores fossem devidamente orientados sobre o manejo da lavoura dessa cultura. O simpósio será o momento de compartilhar essas novas tecnologias diretamente com os produtores”, falou Lucas.
Atualmente, a cacauicultura ocupa uma área de 23 mil hectares, distribuídos em mais de 25 municípios capixabas, sendo o município de Linhares o maior produtor estadual, com mais de 87% da área total.
PROGRAMAÇÃO - Um dos destaques da programação do simpósio serão palestras sobre os diferentes sistemas de produção de cacau, como o “cabruca”, “agroflorestal” e a “pleno sol”. Além disso, haverá visitas técnicas em fazendas de cacau do município. Quem tiver interesse de participar pode se inscrever no local do evento ou pelo site (http://institutoamplie.com.br/inscricao-simposio/).
SERVIÇO
I Simpósio da Cacauicultura Capixaba
- Local: Auditório da UAB/Faceli - Av. Presidente Costa e Silva, 155 - Bairro Novo Horizonte - Linhares/ES
- Data: 07 e 08 de Agosto
- Horário: 08h30
- Inscrições no local do evento ou pelo site (http://institutoamplie.com.br/inscricao-simposio)
FOTO: Assessoria de Comunicação / Incaper
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)