_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Centro de Consultas e Exames em Nova Venécia beneficiará 145 mil

29/07/2014


A população de seis cidades da Região Norte será contemplada com a construção de um Centro de Consultas e Exames Especializados em Nova Venécia. A unidade atenderá pacientes do município-sede e também de Boa Esperança, Vila Pavão, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Barra de São Francisco, abrangendo um total de 145 mil habitantes.

Além de Nova Venécia, outros quatro Centros serão implantados em Linhares, Santa Teresa, Domingos Martins e Guaçuí. “Essa iniciativa visa descentralizar o acesso aos serviços de saúde, aumentando a qualidade de vida, ao passo que minimiza viagens entre interior e grandes cidades”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino. A projeção é que as cinco unidades cubram uma população de 887.300 pessoas.

Os Centros disponibilizarão consultas em diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, gastroenterologia, pediatria, oftalmologia, proctologia, urologia; além de vários tipos de exames de diagnóstico, como mamografia, ultrassonografia e endoscopia. 

Cada unidade terá a capacidade de realizar 600 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados mensais por região contemplada (veja abaixo). Os serviços serão ofertados em ambiente humanizado, com 1.200 m² de área construída, dividida em diversos setores. A construção em módulos é uma das vantagens para facilitar a construção.

MATERNIDADE - Quem mora no município e arredores percebe as melhorias promovidas na maternidade do Hospital São Marcos, referência para grávidas com risco habitual provenientes de 14 municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

As melhorias implementadas têm o objetivo de contribuir para a diminuição da mortalidade materno-infantil em todo o Espírito Santo, promovendo iniciativas de modernização tecnológica e estrutural e, sobretudo, humanização no atendimento antes, durante e depois do parto.

VEÍCULOS - Para ajudar nos casos mais graves, os moradores de Nova Venécia contam com uma nova ambulância. O veículo é usado na remoção de pacientes para hospitais de fora do município com mais recursos no atendimento de urgência e emergência. Além disso, as ações de vigilância sanitária receberam reforço, já que agora contam com um automóvel usado exclusivamente para essa finalidade.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)