_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

VIII Mostra de Cultura e Agroturismo é a atração no município de João Neiva

25/07/2014


Para quem curte um ambiente que valoriza a cultura e a história com a simplicidade do interior, a dica é participar da VIII Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro – “Itália Mia” neste sábado (26) e domingo (27), em João Neiva.

A festa será realizada em dois ambientes, nomeados Comune Di Padova (palco central) e Comune Di Bergamo (em frente à Culinária Sonho Meu – Davina Recla). Muitos imigrantes italianos que vieram para o Brasil moraram nessas duas províncias, e o tema deste ano é Nostra Terra. O objetivo de criar os nomes para esses dois ambientes é justamente para homenagear tanto as terras que foram deixadas em busca de prosperidade como as terras que passaram a ser cultivadas por sonhos, esperanças e possibilidades.

Neste ano, a programação será mais diversificada marcando a identidade cultural de Demétrio Ribeiro. Tanto a Comune Di Padova quanto a Comune Di Bergamo terão momentos com muita música, comidas típicas italianas, apresentações de moda e de viola e muitas outras atrações.

DEMÉTRIO RIBEIRO - Demétrio Ribeiro é um singelo vilarejo encravado entre as montanhas do município de João Neiva. Fundado no final dos anos 1800, como núcleo de atração de imigrantes, os italianos que ele ali se instalaram dedicaram-se à monocultura do café, ao comércio e à agricultura de subsistência.

O povoado teve grande desenvolvimento no último quartel do século XIX, chegando a ter telefone, luz elétrica, fábrica de cerveja e ser notícia na revista Vida Capixaba. Em 1905, porém, o traçado da Estrada de Ferro Vitória a Minas não contemplou o vilarejo que ficou esquecido entre as montanhas.

Hoje, mais de um século depois, com sua bela Igreja e seu casario quase intacto, Demétrio Ribeiro continua a desafiar o tempo, cercado de muito verde, de gente laboriosa e hospitaleira e de riachos de águas límpidas que correm entre pedras seculares.

ROTEIRO TURÍSTICO - Demétrio Ribeiro é o berço da colonização do município. Muitos prédios antigos ainda estão de pé, totalmente preservados. Um dos casarões mais antigos foi construído em 1891 e pertencia à família Faustini. O Imóvel já funcionou como farmácia, hospital e drogaria. No local também foi instalada a primeira fábrica de cerveja do Estado.

Além deste, outros sete imóveis do mesmo período se destacam como a principal atração turística do lugar. Também chamam a atenção dos visitantes a igreja católica de Santo Antônio, o coreto e a casa canônica. Esta última possui em sua fachada a data da construção – 1900 - em alto relevo.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)