A 34ª Festa do Colono que começa nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27) promete atrair milhares de visitantes em Santa Maria de Jetibá. O evento é uma celebração pelo bom cultivo dos produtores de hortifrutigranjeiros e conta com exposições agropecuárias, comida típica, apresentação de grupos de danças folclóricas, dança cultural pomerana e muita música com shows nacionais e locais.
Neste ano, uma das novidades que ficará para a história do município é o lançamento da “Maior Omelete das Américas”, com 15.500 ovos. As principais atrações musicais ficarão por conta da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, do grupo de forró Falamansa e do grupo Tchê Garotos.
O trabalho e a dedicação do povo pomerano são um dos motivos que deram destaque ao município de Santa Maria de Jetibá, considerado hoje o primeiro produtor de ovos em nível estadual e o segundo em nível nacional. Além da produção de ovos o município também é destaque na produção de hortaliças, na agricultura orgânica, na produção de morango e gengibre.
O município de Santa Maria de Jetibá está localizado a 80 quilômetros da capital Vitória, na região das montanhas, possui uma altitude de 706 metros e um clima agradável com temperaturas que podem chegar a até 10 graus.
TURISMO - O turismo na região tem tanto o objetivo natural, com belas montanhas, rios e cachoeiras, como cultural. Hoje se ensina a cultura pomerana às crianças nas escolas de Santa Maria de Jetibá. Além disso, existem na cidade vários grupos de danças típicas, 460 trombonistas e tocadores de concertina. A grande maioria das casas tem arquitetura europeia e é pintada de azul e branco, cores da bandeira da Pomerânia.
Algumas têm o estilo enxaimel, técnica em que hastes de madeira ficam entre os tijolos. Outra tradição importante que continua é a religião luterana. Os costumes da economia local também não mudaram desde a sua fundação. A cidade vive com pequenos agricultores. A olericultura (hortaliças e tubérculos), cafeicultura e avicultura são as principais atividades.
O QUE VISITAR - Os principais pontos históricos são a Igreja Luterana, inaugurada em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos, e o Museu da Imigração Pomerana, construído na década de 1930, que conta a história desse povo. Próximo ao centro está o Horto Municipal, área verde de 32 hectares que produz mudas nativas e exóticas.
O principal marco natural é a Pedra do Garrafão, na Serra Geral, ponto culminante da região com 1.460 metros, circundado por Mata Atlântica. Deve-se passar também pela Hidrelétrica do Rio Bonito, barragem inaugurada em 1962 que forma um lago com 22 km de extensão. Durante a época chuvosa, no verão, forma uma cachoeira.
Vale a pena visitar também a Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor (esta é a maior, com 30 metros de queda). Passeios alternativos podem ser feitos. Uma boa pedida é conhecer a preservada Ilha Berger, localizada no meio do Rio Santa Maria.
A culinária local tem muitos pratos alemães e pomeranos, como o Spitsbuben, ou bolo ladrão (à base de goiaba), o Strudel (bolo de frutas), e o Milhabrot (pão de milho com batata doce, cará, aipim e fubá de milho). Também experimente as geleias de frutas da região, como a de ameixa e de banana.
:: 34ª Festa do Colono
Data: de 24 a 27 de julho de 2014
Local: Ginásio de Esportes e Pátio de Festa
:: Onde ficar:
>> Hotéis
- Hotel Boa Vista: (27) 3263-1345
- Hotel Montanhes Marquadt: (27) 3263-2130 / (27) 3263-3283
- Hotel Pomerhaus: (27) 3263-1718 / (27) 3263-1037
- Hotel do Careca: (27) 3263-1136
>> Pousadas
- Pousada Paraíso: (27) 3263-1664
- Sítio Vale Verde (Hospedagem Cama e Café): (27) 9983-8035 / 9901-8999
FOTO: Tadeu Bianconi
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)