Foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Espírito Santo, o resultado final de três editais para projetos de residência de grupos de teatro, gravação de CD e criação e publicação de histórias em quadrinhos. Os contemplados devem apresentar a documentação listada no edital e assinatura do termo de compromisso até o dia 01 de agosto de 2014, impreterivelmente.
O edital 003/2014 contempla projetos de residência propostos por grupos de teatro, com participação de diretor convidado, para atividades de acompanhamento e orientação.
A comissão julgadora deste edital foi presidida por Samir Yazbek, ator, diretor de teatro, dramaturgo, artista residente da Unicamp, professor de interpretação e dramaturgia. Luiz Paulo Corrêa e Castro, jornalista, dramaturgo, diretor do Grupo Nós do Morro (RJ), e o ator e diretor de teatro Robson José de Paula também integraram a comissão julgadora.
O edital 008/2014 contempla projetos para gravação de CD de música de artistas capixabas, de grupos, bandas ou solo. A comissão julgadora deste edital foi presidida pelo pesquisador e crítico musical Miguel Jost Ramos. Formado em Ciências Sociais pela PUC-RJ, ele é mestre e doutor em Estudos de Literatura pela mesma instituição.
Geraldo Marques Junior (Jerry Marquez), diretor de produção, produtor fonográfico e produtor teatral, no Brasil e no exterior, e Bruno Mangueira, doutor em Música pela Unicamp (SP), compositor, solista em diversas orquestras e professor de guitarra na UnB, também integraram essa comissão.
Já o edital 016/2014 contempla projetos de criação de histórias em quadrinhos, inéditas, para publicação em preto e branco ou cores. Quem presidiu a comissão julgadora deste edital foi Marcelo Marão, cineasta e animador, bacharel em Belas Artes pela UFRJ, presidente da ABCA e mestre na pós-graduação de Animação na PUC-Rio.
Também participaram desta comissão o artista plástico e cartunista Gilberto André Zapala Rabelo (Zappa) e Genildo Ronchi, graduado em Educação Artística (Desenho), infografista e ilustrador no Jornal A Gazeta e professor de artes do ensino fundamental e médio.
Outras informações sobre o resultado podem ser conferidas na seção Editais no portal da Secult (www.secult.es.gov.br).
FOTO: Assessoria de Comunicação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)