_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Governador em exercício lança a Revista Cumbuca

 

O lançamento ocorreu na tarde da última terça-feira, 16, no Museu da gente Sergipana e contou com a presença do Governador em exercício Jackson Barreto.

 

 

17/07/2013


 

 O governador em exercício, Jackson Bar­reto, lançou ontem a Revista Cumbuca, uma publicação trimestral, criada pelo Governo do Estado, e editada pela Editora Diário Oficial (Edise), para promover a valorização da ati­vidade cultural, divulgando tanto a produção artística quanto acadêmica e incentivando a difusão de ideias com a publicação de traba­lhos literários e científicos. O ato de lança­mento das edições de números 1 e 2 ocorreu no Museu da Gente Sergipana.

"Esta é uma revista baseada na trilogia de arte, cultura e atualidade com o objetivo fundamental de unir o pensamento daqueles que sempre fizeram cultura em nosso estado, a geração mais velha, com os mais jovens, unindo todas as tribos e, de forma democráti­ca, abrir espaço para todos, que é um objetivo fundamental para a difusão cultural em Sergi­pe", avaliou o governador em exercício.

Jackson Barreto disse que promover esta simbiose entre as linguagens culturais de várias gerações é um elemento fundamental para expandir, com qualidade, a produção intelectual sergipana. "Este foi um grande ob­jetivo do governador Marcelo Déda ao decidir investir na Editora Diário Oficial, estruturando­-a, e incentivar o trabalho do professor Jorge Carvalho na modernização de todo o trabalho realizado à frente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe", destacou.

 

Restruturação

O presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, destacou todo o trabalho re­alizado a partir da decisão política do gover­nador Marcelo Déda em investir na moderni­zação de toda a estrutura do parque gráfico e na modernização dos serviços, a exemplo da digitalização do Diário Oficial de Sergipe, que circula desde 1895.

"Recebi tarefas do governador Marcelo Déda para modernizar a Imprensa Oficial do Estado de Sergipe, atualizando-a com as mí­dias eletrônicas, além de vê-la atuando como uma editora que difunde a cultura do estado, e nós começamos a andar nessas duas di­reções. Já publicamos diversos títulos de au­tores sergipanos, o Diário Oficial começou a circular em meio eletrônico em dezembro de 2012, e agora lançamos a revista Cumbuca, complementando estes objetivos conectados com o estímulo à produção e difusão intelec­tual", contextualizou Jorge Carvalho.

O presidente também anunciou que a edi­tora está se preparando para realizar o lan­çamento de publicações em outros idiomas, voltados para a difusão cultural sergipana no mercado internacional, bem como a produ­ção de e-books, disponibilizando os quase 30 títulos já publicados em meio digital. "Vamos promover a reedição das Obras Completas de Tobias Barreto, homenageando a ele e ao inte­lectual que se dedicou a organizar toda a obra deste ícone da cultura sergipana, o também saudoso jornalista e pesquisador Luiz Antônio Barreto", antecipou.

O editor da Revista Cumbuca, Amaral Cavalcante, enfatizou que a grande meta da publicação é incluir e diversificar. Esta é uma publicação que é um projeto aberto voltado à diversidade cultural e conquistas contemporâ­neas, promovendo um diálogo entre gerações, destacou o editor, ao relatar diversos aspectos que nortearam sua atuação na linha editorial da publicação.

(Com ASN)