O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) deu início à coleta biométrica em Guarapari. O sistema atingirá todos os candidatos dos municípios de Guarapari, Piúma e Alfredo Chaves, que darão início ao processo de habilitação ou aos que irão renovar ou acrescentar categorias ao seu documento no munícipio. A coleta será realizada no Ciretran de Guarapari, localizado à Avenida Paris, quadra 79, lote 02, Praia do Morro.
Os motoristas da cidade, no momento da renovação ou adição de categoria, e os cidadãos que estão dando início ao processo de habilitação, terão suas digitais e assinatura digitalizadas e farão, na própria Ciretran, a foto para o documento.
Após o cadastro biométrico, o cidadão deverá retornar à instituição credenciada para continuidade do processo de habilitação e após a conclusão receber o documento.
O diretor geral Carlos Lopes explica que o procedimento permite mais segurança, eficiência e transparência no processo de habilitação. “Queremos que todo o processo dos cursos oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores tenha gerenciamento biométrico. Assim, além de atender às resoluções do Departamento Nacional de Trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito e diminuir a quantidade de papel para as tramitações, haverá mais segurança, modernização e facilidade no trabalho de fiscalização e de atendimento ao público”, avalia.
Os municípios em que o Detran|ES implementou, desde setembro de 2013, a coleta biométrica são: Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina, Linhares, Cariacica, Viana, Guarapari, Alfredo Chaves e Piúma.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Detran|ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)