Seguindo o plano estruturante de educação estadual programado para 2014, o Espírito Santo deu mais um passo importante, desta vez na formação técnica. A presidente Dilma Rousseff esteve ontem, em Vitória, onde participou, junto ao governador Renato Casagrande, da formatura de 1,2 mil estudantes de cursos técnicos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma ação conjunta dos governos federal, estadual, Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A cerimônia, realizada no Centro de Convenções de Vitória, contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, do secretário de Ciência e Tecnologia, Alberto Gavini, do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, entre outras autoridades.
O governador Renato Casagrande destacou que o sucesso para o avanço da educação técnica no Espírito Santo é resultado do compromisso e parceria entre os governos estadual e federal.
“Temos dois pilares importantíssimos que contribuem para o desenvolvimento educacional no Estado: a logística e a boa infraestrutura. Com as oportunidades criadas, as formações contribuem para o futuro desses jovens. E o mérito é de todos os estudantes que dedicaram seu tempo para alcançar mais essa conquista”, ressaltou.
A presidente Dilma Rousseff acrescentou: “O Brasil precisa disso, investir mais em educação técnica para a formação de homens e mulheres. Aqui é um local com grandes oportunidades nos setores naval, de mineração e industrial, o que nos motiva a oferecer uma formação completa e de qualidade. Temos a intenção de dar continuidade ao Pronatec com a oferta de 12 milhões de vagas em todo o País”, salientou.
Os estudantes recém-formados são dos municípios de Alegre, Cariacica, Colatina, Jerônimo Monteiro, Montanha, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Serra, Vila Velha, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Alto Rio Novo, Viana e Marataízes.
José Vicente Braz Ribeiro, de 35 anos, formado pelo Senai no curso de Soldador Mig/Mag, foi convidado para ser o orador do evento. Muito emocionado, o estudante fez um pequeno relato de experiência e desafios vivenciados durante o período de estudos. José Vicente também aproveitou a oportunidade e destacou os benefícios e perspectiva profissional.
“Além da formação técnica, o Pronatec, também possibilita a reintegração social de pessoas que vivem em áreas de situação de risco. Atualmente sou microempreendedor e pretendo repassar para os moradores da minha região os conhecimentos que eu adquiri. Assim como aconteceu comigo, espero que o Pronatec também possa melhorar a vida de muita gente”, salientou o estudante.
A moradora do município de Cariacica, Thaís Brenda Ribeiro, de 19 anos, formada pelo Senac em Design de Interiores, revela quais são os planos para o futuro. “Já estou com os olhos no mercado de trabalho e o meu objetivo será complementar a formação técnica com uma faculdade. Assim vou estar ainda mais preparada e atualizada para exercer a profissão, que cada vez mais ganha visibilidade”, observou.
CURSOS TÉCNICOS NA SEDU - De 2011 até o primeiro semestre de 2014, já foram ofertadas quase 110 mil vagas em cursos técnicos pela Sedu, chegando aos 78 municípios capixabas, com investimentos que superam os R$ 150 milhões.
No Pronatec, a Sedu é demandante de alunos para o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e Ifes, que dão cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnicos (TEC). Já foram mais de 42 mil vagas ao longo desse período. Em 2014, a Sedu também passou a ser ofertante e abriu 2.338 vagas em 35 escolas da rede estadual.
Além disso, por meio do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE), a Sedu também faz o repasse de recursos para as escolas que ofertam Educação Profissional em todas as modalidades para investimentos em acervo bibliográfico, equipamentos, visitas técnicas, entre outros. Desde 2011, já foram repassados mais de R$ 7 milhões.
FOTO: Thiago Guimarães / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)