_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Bandes lança programa de fomento à uva em Santa Teresa

27/06/2014


Foi lançado, nessa quinta-feira, dia 26, na sede da Prefeitura de Santa Teresa o Programa de Fomento à Produção Regional de Uva e Derivados. O projeto é uma parceria entre o município, a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Teresense (Apruvit) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Segundo o diretor-presidente do Bandes, Guilherme Henrique Pereira, a ideia é promover o desenvolvimento de pequenos e médios estabelecimentos que exploram a produção de uvas e derivados, como vinhos e champanhes, no município de Santa Teresa.

“O produtor que aderir ao programa obterá acesso a ações articuladas de assistência técnica e gerencial e de concessão de crédito para investimentos”, explica o Guilherme.

Para tanto, o Bandes se compromete a articular a participação de instituições parceiras que podem contribuir de forma relevante para este programa de fomento, analisar os planos de negócios individualizados de cada empreendedor, conceder crédito necessário à realização dos investimentos previstos no plano de negócio, após análise técnica das condições, entre outros. Tudo isso, mediantes as informações concedidas pelo município em questão.

Diversos produtores marcaram presença na solenidade, como o senhor Sérgio Sperandio que é o primeiro a obter crédito por meio da parceria. Comparecerem também ao evento, o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Carlos Magnos de Barros; o prefeito de Santa Teresa, Diogo Segabinazzi Siqueira e seu vice, Gilnei Fior.

Saiba mais

>> Vantagens para o produtor de uva integrado:
- Estímulo à evolução técnica e gerencial do produtor rural por meio de aquisição de máquinas, equipamentos e implementos.
- Elevação da taxa de retorno.
- Investimentos relacionados com a implantação ou a modernização da infraestrutura dos empreendimentos.
- Aquisição de softwares e de equipamentos de informática necessários à gestão do empreendimento.
- Assistência técnica e consultoria gerencial durante a vigência do programa.
- Treinamento de funcionários vinculados ao produtor integrado.

>> Para a agroindústria:
- Maior homogeneidade e qualidade na produção de uvas e derivados.
- Aumento da capacidade de competição do setor.
- Maior regularidade na oferta de matéria prima para a agroindústria.

:: Condições

Serão disponibilizadas linhas de financiamento para os produtores, visando atender suas necessidades atuais e expectativas de investimento, nos seguintes moldes:
Prazo: até 10 anos.
Carência: até 36 meses.
Taxa de juros: a partir de 2% ao ano, até o limite de 6% ao ano.
Valor financiado: pode ser até R$ 1 milhão, por beneficiário.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Incaper

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)