A Festa de São Pedro é a mais antiga festa comunitária do município de Vitória. Neste ano, a 86ª Festa de São Pedro começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo (29). Os festejos prometem agitar e atrair os moradores da Capital e os turistas que visitarem a cidade neste final de semana, na Praça do Papa, na Enseada do Suá. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia o evento na divulgação.
Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, a festa em homenagem a São Pedro é uma promoção da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-5 “Maria Ortiz”, e faz parte do calendário de eventos do município, tendo acesso gratuito ao público. O evento em homenagem a São Pedro mistura fé e tradição, além de proporcionar valorização da comunidade da Praia do Suá.
Além de shows com ritmos variados, desde o forró pé de serra, passando pelo sertanejo, country, arrocha, popular e congo, o evento terá uma praça de alimentação com decoração e comidas típicas e uma feira de artesanato.
Um dos destaques da noite de abertura, na sexta-feira, vai ser o show do cantor Zé Geraldo. Entre as atrações locais, o reggae do Macucos, o sertanejo dos cantores Rodrigo Balla e Wallace Santana e da dupla Breno e Lucas e o forró do Trio Mafuá e do Forró Raiz.
No sábado (28), quem promete agitar a galera é o grupo Falamansa que promete colocar todo mundo para dançar ao som do forró pé de serra. O show continua com a apresentação do espetáculo teatral “São Pedro, os irmãos e a serpente” e show de Wallace Santana e depois o Trio Mafuá. Já no domingo (29), o sertanejo tem a presença com a dupla Breno e Lucas e o forró continua com o grupo Forró Raíz.
PROCISSÃO MARÍTIMA - O ponto alto da festa é a procissão marítima em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. A procissão foi iniciada junto com a festa, na década de 20. No início, era terrestre. Mas, com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos, que trouxeram a tradição da procissão marítima para Vitória, o percurso começou a ser feito por barcos a remo. Na década de 70, começaram a participar as embarcações a motor.
O trajeto pode ser visto ao longo da Avenida Beira-Mar, quando os barcos saem do píer dos pescadores da Praia do Suá, com imagem do padroeiro, em direção à Ilha do Príncipe. A procissão termina com a benção dos anzóis, onde os fiéis pedem ao padroeiro um ano de fartura na atividade pesqueira que é realizada em alto-mar.
A procissão marítima acontece no próximo domingo (29), a partir das 06 horas da manhã.
>> 86ª Festa de São Pedro
Local: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória.
Data: 27 a 29 de junho.
:: Programação:
Dia 27 (sexta-feira): Rodrigo Balla, Macucos e Zé Geraldo
Dia 28 (sábado): Espetáculo teatral “São Pedro, os irmãos e a serpente”, Wallace Santana, Trio Mafuá e Falamansa.
Dia 29 (domingo): Breno e Lucas e Forró Raíz
FOTO: Assessoria de Comunicação / Tadeu Bianconi
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)