_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Festa do Imigrante Italiano agita município de Santa Teresa

23/06/2014


Turistas capixabas e de outros estados que valorizam a cultura dos descendentes de italianos podem aproveitar, até o próximo domingo (29), a 23ª edição da Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa. O objetivo do município com a realização do evento é fortalecer a cultura italiana e, para isso, a prioridade da programação está centrada nos grupos regionais que resgatem a tradição da cidade, que completa 140 anos de imigração este ano.

A abertura do evento aconteceu na última sexta (20) com o tradicional Desfile da Garota Italo-Teresense no Parque de Exposições e Eventos e show com a Banda Amigos da MPB e da Música Italiana.

Desde o ano passado, a prefeitura adotou a prática de resgatar a cultura e tradição italiana. A principal delas é a tradicional Carretela Del Vin, cortejo de danças típicas e música italiana, regada a polenta e vinho – enogastronomia típica da região – e em que a maioria dos participantes se veste de trajes típicos com as cores da bandeira da Itália.

A finalidade do evento é realizar uma festa cultural e gratuita, que envolva todo o município e não para que apenas o centro da cidade seja decorado, mas também os distritos. A Festa do Imigrante é uma realização do Circolo Trentino em parceria com a Prefeitura de Santa Teresa. Com isso, a organização do evento pretende manter a tradição e fazer de Santa Teresa um referencial em turismo histórico e cultural nos próximos anos.

“Este novo formato com certeza vai resgatar o verdadeiro sentido da festa. Santa Teresa hoje já pode ser considerada um dos expoentes do turismo no Espírito Santo. Recentemente o governador sancionou a Lei Nº 10.038, que reconhece o município de Santa Teresa como a Capital Estadual do Jazz e do Blues”, declarou a secretária Estado do Turismo, Diomedes Maria Caliman Berger.

 

FOTO: Prefeitura Municipal de Santa Teresa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)