O tradicional Festival Nacional da Viola (Fenaviola), que acontece anualmente em Itapina, no município de Colatina, se prepara para sua oitava edição. O evento começa nesta quinta-feira (19) e vai até sábado (21). Com um público estimado de cerca de 20 mil pessoas, a festa conta com atrações musicais locais e nacionais e é promovida pela Prefeitura de Colatina, em parceria com Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O festival tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e musical colatinense e difundir a viola caipira e a músicas regional e de raiz brasileira.
Entre as atrações do “8º Fenaviola” estão a Banda colatinense Show da Viola, que se apresenta na abertura da festa, na quinta-feira (19); o músico Pereira da Viola, na sexta-feira (20) e Renato Teixeira, no sábado (21). Serão apresentadas 24 músicas, com premiações de melhor canção, melhor violeiro e a melhor apresentação escolhida pelo público.
A programação também fica por conta das barracas de comidas típicas e dos encontros dos itapinenses presentes e ausentes, que aproveitam a ocasião para uma confraternização. Os visitantes também podem passear de balsa no Rio Doce e experimentar as comidas e bebidas locais. A hospedagem acontece nas pousadas e chácaras residenciais.
ITAPINA - O município fica a 30 quilômetros do centro de Colatina e nasceu à margem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O nome é de origem indígena e quer dizer “Pedra lisa”. No passado, era conhecida como “Pérola do Rio Doce” e teve expressiva economia com a cultura cafeeira e o garimpo de pedras preciosas. Além de brasileiros, o povoamento se deu por portugueses, italianos e alemães, que se reflete no seu conjunto arquitetônico com edificações de estilo rococó.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)