_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Detran|ES promove debate sobre mobilidade urbana nesta sexta-feira (13)

13/06/2014


Discutir o espaço de cada cidadão na via. É com essa temática que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promove nesta sexta-feira (13) um debate sobre a mobilidade. A ideia surgiu a partir da nova campanha realizada pelo Departamento “Compartilhe a Rua”.

O evento, aberto ao público, será realizado às 10 horas, no auditório da sede do Detran|ES, localizado à Avenida Nossa Senhora da Penha, 2270, Vitória.

Além do diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, participam do debate os cicloativistas Dora Moreira, Tiê Pordios, Leonardo Chamovitz e a doutora em Planejamento Urbano, Eliana Kuster.

O diretor-geral do Detran|ES explica que com o aumento da frota, a bicicleta tem sido um meio de transporte utilizado por aqueles que desejam reduzir o tempo no trânsito. “Todas as obras realizadas pelo Governo do Estado buscam incluir os pedestres, ciclistas e motoristas. Buscamos integrar esse movimento, por meio da campanha, para que todos os cidadãos respeitem a opção de transporte e que haja segurança para o tráfego de todos”.

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 3 bilhões em obras no Programa de Mobilidade Metropolitana, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

COMPARTILHE A RUA - De forma didática e criativa, o VT cria um ambiente web com fotos e selfies indicando a ação de compartilhar os momentos. Dessa ideia surge o foco no respeito de compartilhar a via entre ciclistas e motoristas e o comportamento que deve ser reproduzido nas ruas.

A peça publicitária incentiva o cumprimento do artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a chamada lei do 1,5 metro, distância que deve ser respeitada pelos motoristas ao passar ou ultrapassar uma bicicleta. Além disso, relembra para os ciclistas os equipamentos obrigatórios: campainha, retrovisor, refletores e indicação das manobras que serão realizadas.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)