_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Imprensa Oficial comemora 117 anos e Segrase lança Autoridade de Registro

            Nas comemorações dos 117 anos de fundação da Imprensa Oficial de Sergipe, a  Segrase lança a Autoridade de Registro para fins de certificação digital pelo ICP Brasil

24/08/2012


Nas comemorações dos 117 anos de fundação da Imprensa Oficial de Sergipe, a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase – lança a Autoridade de Registro para fins de certificação digital pelo ICP Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas), uma instituição ligada à Casa Civil da Presidência da República, que tem a responsabilidade de exercer a auditoria e o controle dos documentos certificados publicados na Internet no país. As solenidades,com a presença do governador Marcelo Déda, ocorrerão às 11 horas desta sexta-feira 24, no auditório de Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O que é uma Autoridade de Registro? É uma entidade que verifica os dados do solicitante de um certificado digital. É a nova forma de assinatura de documento com reconhecimento de autenticidade, principalmente dos documentos virtuais. Explicam os técnicos da área de informática da Segrase, que a Autoridade de Registro trata-se de um serviço que oferece confiabilidade e modernidade em benefício de todos, acaba com a distância física, evita fraudes e falsificações, além de possibilitar que um maior número de serviços eletrônicos seja realizado com absoluta segurança.

Hoje, Sexta-feira 24, é um dia histórico para a Imprensa Oficial de Sergipe. O então presidente da Província Manoel de Oliveira Valadão, com base na Lei nº 104, de 5 de dezembro de 1894, assinou o decreto nº 141 em 24 de agosto de 1895 criando a Imprensa Oficial de Sergipe, com a função de editar o Diário Oficial que circulou pela primeira vez em 1º de setembro de 1895. O Governo da Província necessitava do seu próprio jornal para publicar as matérias oficiais da administração, o que ocorria anteriormente em jornais particulares como o Noticiador Sergipense 1835-1836, o Correio Sergipense 1838-1855, esses com sede em São Cristóvão.

Em Aracaju, funcionaram como jornais oficiais o Jornal de Aracaju 1870-1879, o Republicano 1890-1893 e O Dia 1894-1895, quando, então, passou a funcionar o Diário Oficial. Mas três anos depois o Diário Oficial suspendeu suas atividades e as matérias da administração estadual passaram a ser publicadas pelo jornal O Estado de Sergipe 1898-1908, ano este que iniciou uma nova fase contando em sua redação com Manoel dos Passos de Oliveira Teles, até 1919, quando o Decreto 696 de 22 de outubro o modifica para tornar-se Diário Oficial, outra vez.