Aproximadamente 600 quilos de resíduos sólidos foram coletados na manhã do último domingo (08) no mutirão de limpeza do manguezal da Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, em Guarapari. O evento, que reuniu cerca de 200 voluntários, foi realizado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com a ONG Gaya Religare.
Os participantes usavam a camisa do evento e foram levados em duas escunas ao local de coleta dos resíduos, situado na Prainha de Olaria, no município de Guarapari. O evento recebeu apoio de entidades, como a Universidade de Vila Velha e a Faculdade Pitágoras e também de barcos de pescadores da região, além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que acompanharam toda a ação.
A grande quantidade de garrafas PET coletadas pelos voluntários reforça a importância da conscientização socioambiental a fim de que os resíduos sejam destinados corretamente. A atividade fez parte da programação da Semana Estadual do Meio Ambiente, que envolveu unidades de conservação de norte a sul do Estado.
A RESERVA - A Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra está localizada no município de Guarapari, abrangendo uma área de 953,5 hectares.
Originalmente criada como Estação Ecológica em 2003, esta Unidade de Conservação passou por um processo de adequação de categoria, sendo instituída através da Lei Estadual Nº 8464, de 14 de março de 2007, como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra.
O objetivo da criação da RDS é proteger os manguezais do estuário da Baía de Guarapari, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes e, ao mesmo tempo, garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população tradicional residente.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Seama-Iema
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)