A Feira Sabores da Terra que começa nesta quinta-feira (05) e vai até domingo (08), na Praça do Papa, em Vitória, deve ser bem movimentada. Segundo informações dos organizadores, a previsão é de que o evento receba mais de 70 mil visitantes. A Feira conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.
Em sua quarta edição na Grande Vitória e oitava em nível estadual, a Sabores da Terra se firma como um dos eventos mais importantes do Espírito Santo no fomento do agroturismo e agronegócio. A entrada é franca e haverá exposição, degustação e venda de comidas típicas e produtos diversos, artesanato, além de uma programação cultural variada.
Em 2013, além de ter contado com mais de 800 produtores, a feira ultrapassou as expectativas e atraiu 65 mil visitantes. Segundo os organizadores, para este ano cerca de 800 expositores participarão do evento, representando as 10 regiões turísticas capixabas distribuídas em “ilhas”, e mais de 70 mil visitantes.
Nas últimas edições, o destaque ficou por conta da colaboração e apoio às micro e pequenas empresas. “O envolvimento de todo o setor do agronegócio, a capacitação e a qualificação dos expositores e a promoção do turismo capixaba são objetivos que os expositores desejam alcançar”, afirma Ademir Dadalto, organizador do evento.
GASTRONOMIA - Serão 200 estandes repletos de novidades e produtos tradicionais do agroturismo. Na área gastronômica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecerá cursos da culinária. Na praça de alimentação, será possível participar das “aulas shows”.
Os participantes poderão degustar as delícias com produtos orgânicos, preparadas pelo chef Alessandro Eller. A participação do Restaurante Papaguth é outra atração, oferecendo pratos à base de tilápia.
ARTESANATO - No espaço do artesanato, os visitantes poderão comprar e conhecer os mais variados trabalhos feitos pelos artesãos capixabas. Serão disponibilizadas oficinas para promover o intercâmbio de informações entre produtores, profissionais e representantes dos diversos setores da agroindústria.
Na área cultural haverá apresentações musicais e folclóricas de comunidades de vários municípios, como Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Muqui e Conceição da Barra, entre outros, mostrando a diversidade que compõe o mosaico da cultura capixaba.
A realização é da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e a co-realização é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). A Sabores da Terra conta ainda com outros parceiros do Governo do Estado, como a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e também o Sebrae-ES.
FOTO: Sagrilo
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)