Repelente natural contra mosquitos. Essa foi a ideia artesanal e sustentável colocada em prática por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Adolfina Zamprogno, localizada em Vila Velha. A atividade supervisionada envolveu a disciplina de Química.
Para a fabricação dos produtos, os estudantes fizeram uso de álcool líquido, cravo da índia e óleo corporal. Primeiro, os estudantes misturaram 100 ml de álcool com 10g de cravo da índia, que devem ficar em repouso por quatro dias. Durante esse período, é necessário agitar diariamente a solução diversas vezes fazendo que o cravo libere as toxinas necessárias para evitar a aproximação dos mosquitos. Ao final de todo o processo é acrescentado o óleo corporal, responsável pela aderência do produto na pele humana.
“Além de não oferecer risco à saúde, o repelente artesanal é bem mais eficaz que o industrializado, que é vendido a preços bem altos no mercado”, destacou o professor Fernando Henrique Avelino Marins.
A sustentabilidade e a fonte de renda também são outros benefícios destacados pelo responsável do projeto educativo.
“Os estudantes aprenderam uma nova atividade, estudaram conceitos da disciplina e agora podem ganhar dinheiro com a venda dos produtos e, ao mesmo tempo, evitar a degradação ambiental na região causada por repelentes industrializados”, finalizou o professor.
Em outras atividades, os estudantes da EJA também já produziram amaciante, desinfetante, sabão em barra, entre outros produtos de limpeza.
EJA - Com aulas presenciais, durante dois anos, estudantes do ensino fundamental, dos 1º e 2º segmentos, assistem às aulas referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes.
Ao todo são 1.600 horas, divididas em quatro semestres. Para concluir as duas etapas, os alunos precisam ter no mínimo 60 pontos ao final de cada módulo e ter 75% de frequência.
Já os alunos do ensino médio participam de aulas de Língua Portuguesa, incluída Redação e Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Arte, Língua Estrangeira - Inglês, Filosofia e Sociologia.
No total são 1.200 horas, divididas em três semestres, ou seja, um ano e meio. Para concluir as etapas, os alunos também precisam ter no mínimo 60 pontos ao final de cada módulo e ter 75% de frequência.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)