_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Sesa faz ação para alertar sobre perigo do tabaco

30/05/2014


A equipe do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fará uma ação para alertar os capixabas sobre os malefícios causados pelo fumo nesta sexta-feira (30), na entrada principal do Shopping Vitória, das 09 às 12h30. Quem passar pelo local verá na boneca Altina como a fumaça acomete os pulmões e também poderá fazer o teste do “bafômetro do cigarro”.

A iniciativa está relacionada ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado em 31 de maio. Segundo a coordenadora do Programa, Hararrija Diório, o uso da boneca fumante Altina (“filha” do alcatrão com nicotina, duas das principais substâncias cancerígenas do cigarro) é um modo didático de atrair a atenção dos mais jovens sobre o assunto.

“A boneca ilustra todo o trajeto da fumaça pelo aparelho respiratório e possui, no lugar do pulmão uma espécie de filtro que retém as impurezas do cigarro. A boneca Altina funciona de forma bastante didática e costuma surpreender as pessoas porque o filtro fica todo preto após algumas tragadas”, ressalta Hararrija. 

Estima-se que 90% dos casos de câncer de pulmão estejam ligados ao tabagismo, mas o hábito de fumar pode ser responsável pelo surgimento de até 50 doenças, como câncer de boca, laringe, faringe, esôfago, enfisema pulmonar, enfarto do coração, angina, acidente vascular cerebral (AVC), além de problemas de impotência sexual nos homens e fertilidade nas mulheres. Sem contar que o cigarro prejudica o meio ambiente. 
 
BAFÔMETRO DO CIGARRO - Os interessados em saber qual o teor de monóxido de carbono (CO) no organismo poderão aproveitar a ocasião para fazer o teste do monoxímetro, apelidado de “bafômetro do cigarro”. “Para fazer o teste, a pessoa deve prender a respiração por aproximadamente 10 segundos e depois soprar o ar pela boca por meio de um canudo ligado ao aparelho, que apresentará o percentual de monóxido de carbono no organismo”, explica a coordenadora. 

De acordo com ela, com o resultado é possível avaliar como o pulmão do fumante ou do fumante passivo está contaminado por monóxido de carbono. Em cada caso será feita orientação e distribuição de material educativo pela equipe da Sesa. Quem quiser parar de fumar terá as informações de onde procurar ajuda. Profissionais da saúde também estarão à disposição para medir a pressão arterial. 

A ação desta sexta-feira (30) é organizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo em parceria com demais órgãos, como a Secretaria de Saúde de Vitória, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Sociedade Capixaba de Pneumologia. 
 
TRATAMENTO - No Estado, o tratamento ao fumante é ofertado em 52 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar. O paciente que procura a unidade de saúde municipal participa das sessões em grupo e dependendo do grau de dependência é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).

>> Municípios com tratamento para fumantes

- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivácqua
- Baixo Guandu
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Colatina
- Domingos Martins
- Fundão
- Governador Lindenberg 
- Guarapari
- Guaçui
- Ibitirama
- Ibiraçu
- Iconha
- Irupi
- Iúna
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Montanha
- Muniz Freire
- Muqui
- Nova Venécia
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)