_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Estado Presente: mais de 400 famílias beneficiadas pelo Programa Nossa Casa

29/05/2014


A conquista da casa própria transformou a realidade de mais de 400 famílias capixabas que moram em regiões atendidas pelo Programa Estado Presente. A conquista, alcançada por meio do Programa Nossa Casa, levou mais qualidade de vida, dignidade e segurança às famílias. Foram beneficiados moradores dos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Baixo Guandu e Ecoporanga.

O Programa Nossa Casa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES), em parceria com os municípios. Tem como objetivos reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.

A ação possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

Na área rural podem participar agricultores familiares assentados, cadastrados no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), com renda bruta anual de até R$ 15 mil e que comprovem enquadramento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também é necessário que eles estejam representados e organizados por grupos de forma associativa, por entidades sem fins lucrativos, ligados ao meio rural do seu município (cooperativas, associações, sindicatos, etc.) ou pelo poder público. O programa conta com duas modalidades: uma de aquisição de material de construção e a outra permitindo a construção da unidade habitacional.

A dona de casa Rosangela Aparecida da Silva, uma das beneficiadas pelo programa, explica que a conquista da casa própria trouxe esperança de um futuro melhor. “Perdi minha casa num desabamento e não tenho palavras para descrever a felicidade que é ter uma nova moradia e poder reconstruir a vida”, comemora.
Para Valéria Santos Rossi, além de segurança a casa própria trouxe qualidade de vida e mais dignidade. “Poder dizer que tenho uma casa própria é uma felicidade muito grande e uma certeza de um futuro melhor para mim e meus filhos”, frisou Valéria.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedurb

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)