A cafeicultura capixaba está em festa. Será realizado nesta quarta-feira (14) o evento de comemoração do Dia da Colheita do Café Conilon, Lançamento da Campanha Anual de Melhoria de Qualidade do Café e Lançamento do Programa Calcário Correto.
O objetivo é apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura capixaba. Realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com representantes de toda a cadeia produtiva da cafeicultura capixaba. O evento está marcadao para iniciar às 9 horas, na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim.
Pela primeira vez, o lançamento da safra é realizado em um município do Sul do Espírito Santo. “Já realizamos a colheita do café em Jaguaré, Marilândia, São Gabriel da Palha, Vila Valério... sempre no Norte do Estado. O Conilon é importante para mais de 20 municípios do Sul capixaba, região onde é desenvolvido o Programa Renova Sul Conilon. O principal objetivo é incrementar a produção e a produtividade, e melhorar a qualidade do café na região. No Sul, a produtividade era baixa e a qualidade, insatisfatória. Com certeza, este será um enorme incentivo para os cafeicultores e todos os envolvidos na cadeia de produção”, lembrou Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura.
Colheita do Café Conilon
No Espírito Santo, o dia 14 de maio marca oficialmente o início da colheita de café Conilon. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Desta forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café Conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper. Pela primeira vez, o lançamento da safra é realizado em um município da Região Sul do Espírito Santo.
Lançamento do Programa Calcário Correto
A utilização do calcário na cafeicultura contribui para a correção da acidez do solo, a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, e promove diversos outros benefícios. O Programa Calcário Correto tem como objetivo incentivar a utilização de calcário em propriedades de agricultores de base familiar nos municípios da Região Sul do Espírito Santo. O programa, desenvolvido pelo Incaper, fomenta a utilização correta do calcário, e prevê a distribuição de 4 mil toneladas do produto a dois mil produtores rurais de 30 municípios da região. Desta forma, espera-se ampliar em 30% a produtividade do café. O doutor Lúcio Herzog De Muner, engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, coordena os trabalhos, e explica os detalhes a respeito do Programa Calcário Correto durante o evento.
Campanha de Melhoria da Qualidade do Café
Entre as principais ações que garantem qualidade ao café produzido no Espírito Santo, estão o adequado planejamento e gestão das atividades associadas à produção; a melhoria das estruturas de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento; capacitação permanente de técnicos e cafeicultores; transferência de tecnologia aos produtores, implementação de salas de provas para classificação do café e concursos de qualidade. O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Fabiano Tristão Alixandre, aborda no evento os aspectos para a produção de café com qualidade.
>> Comemoração do Dia da Colheita do Café Conilon, Lançamento da Campanha Anual de Melhoria da Qualidade do Café e do Programa Calcário Correto
- Data: Hoje (14)
- Hora: 9 horas
- Local: Fazenda Experimental de Bananal do Norte / Incaper, Pacotuba - Cachoeiro de Itapemirim, ES.
FOTO: Léo Júnior / Seag
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)