A Patrulha Escolar, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), trabalha arduamente, em conjunto com as comunidades escolares, na prevenção de drogas, bullying e outros atos maléficos nas unidades da rede estadual de ensino. Para isso, são promovidas visitas, palestras educativas e capacitação de gestores.
Composta por 23 militares, a Patrulha Escolar está inserida no Plano Estratégico (2010 – 2014) do Governo do Espírito Santo, denominado ‘Novos Caminhos’. A finalidade da ação é reforçar a segurança em ambiente educacional por meio da atuação diária de policiais devidamente capacitados. Para este ano, uma das metas é aumentar a participação no período noturno das escolas.
Somente nestes primeiros meses letivos de 2014, foram realizadas mais de mil visitas preventivas às unidades de ensino da Grande Vitória, regiões contempladas pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado. A patrulha realiza presenças semanais às escolas estaduais, conforme a programação.
Estas visitas são feitas por profissionais, em duplas, sendo cada uma responsável por 15 instituições. As palestras educativas são promovidas para os alunos, a família e a equipe pedagógica, de acordo com a necessidade das escolas e, muitas vezes, são promovidas com a presença do Conselho Tutelar.
“O papel da Polícia Militar nas escolas é de prevenção. Além disso, procuramos transformar o local em um ambiente de paz, onde os professores possam transmitir seu conhecimento com qualidade e os alunos tenham a oportunidade de aprender melhor”, destaca o sargento Sandro Beníquio Alves.
Para a capacitação de gestores, a Patrulha Escolar criou um cronograma no qual estão previstas atividades até o mês de agosto, tanto na Grande Vitória, quanto no interior do Estado. O Ministério Público também é convidado a participar destes eventos para demonstrar aos participantes ações consideradas legais e ilegais, nas unidades de ensino, e maneiras de agir em alguns casos.
O objetivo das capacitações é orientar os profissionais da educação em situações de atos infracionais dentro da escola, como atuar, procedimentos que devem ser tomados, entre outros, além de destacar a importância de respeitar o Regimento Escolar.
No próximo dia 13 de maio, o encontro será realizado no município de Guarapari. Já no dia 20, será a vez da Superintendência Regional (SRE) de São Mateus receber a ação. Em junho, acontecerão capacitações nas SREs de Nova Venécia, Carapina, Cariacica e Vila Velha. No mês de agosto, Barra de São Francisco será a região contemplada.
Além de encontros com gestores, os membros da Patrulha Escolar participam também de qualificações próprias da Polícia Militar como os cursos de gerenciamento de conflitos e manuseio e utilização de armas não letais, além de cursos online, que envolvem temáticas envolvendo o setor escolar, combate às drogas e bulliyng.
Sabendo que o esporte estimula a disciplina e, consequentemente, contribui para uma boa aprendizagem, a Patrulha está trabalhando em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport). Durante as visitas preventivas os policiais e professores de Educação Física divulgam ações esportivas do Comitê Olímpico de Esporte (COE) para crianças e jovens.
“A ideia é resgatar a prática de esporte no cotidiano dos alunos. Além da oportunidade em mostrar seu talento, a atividade física torna o aluno mais focado e afasta-o do tráfico ou atos ilícitos”, ressalta o sargento.
Para solicitar uma ação da Patrulha Escolar, as escolas interessadas em participar do ciclo de palestras devem entrar em contato pelo e-mail (patrulhaescolar@sedu.es.gov.br).
A Patrulha Escolar foi criada no segundo semestre de 2010 e é uma ação desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), juntamente com a Polícia Militar.
PROGRAMA ESTADO PRESENTE - O Governo do Espírito Santo lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades socialmente vulneráveis ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.
Com o Estado Presente, o Governo do Espírito Santo pretende desenvolver respostas permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de vulnerabilidade social.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)