_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Campanha contra gripe inclui mais 148,4 mil crianças no Espírito Santo

25/04/2014


A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou na última terça-feira (22) e contemplará, neste ano, 834.168 pessoas no Espírito Santo, incluídas entre o público prioritário. A novidade é que um número maior de crianças será beneficiado com a ampliação da faixa etária para menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Com isso, deverão ser vacinadas 148.423 crianças a mais no Estado. O Dia “D”, de maior mobilização, será realizado neste sábado (26).

A meta é vacinar 80% da população considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, também devem ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, explicou que o Ministério da Saúde (MS) está preocupado em reduzir o risco de complicações da doença que podem levar à internação e até ao óbito. Só aqui no Estado, no ano passado, 146 pessoas desenvolveram síndrome respiratória aguda grave e, dessas, 30 morreram. A maioria dos casos foi de infecção por vírus da Influenza A e B, que pode ser prevenida por meio da vacina.

Danielle lembrou que o Ministério a cada ano vem ampliando o público contemplado com a vacina, porque monitora o comportamento do vírus e em que faixa ocorre maior complicação pela doença. “Em 2013, no Brasil, o número de internações de crianças menores de cinco anos se igualou à quantidade de internações de idosos com influenza. Juntos, esses dois grupos somaram mais de 52% dos casos de internação por síndrome respiratória aguda grave”, explicou.

A coordenadora ressalta que a campanha, que é realizada sempre no mês de abril, antes do inverno, é estratégica para proteger a população de maior risco durante o período de maior circulação do vírus da gripe. Mas ressalta que é importante a adesão desse público, que deve buscar as unidades municipais de saúde o quanto antes, para dar tempo de o organismo desenvolver os anticorpos.

“A produção de células de defesa do organismo começa 15 dias após a aplicação da vacina. Por isso é importante que as pessoas procurem logo os postos de saúde, para chegarem no inverno já protegidas”, destacou.

No ano passado, 501.666 pessoas foram vacinadas contra a gripe no Estado, representando uma cobertura de 89%, superando a meta do Ministério, mas a coordenadora estadual lembra que é importante obter uma boa adesão em todos os grupos e, geralmente, as gestantes é que oferecem maior resistência, apesar do índice vir melhorando a cada ano. “As gestantes que tomam vacina, além de se proteger, também estarão cuidando da saúde do seu bebê, porque desenvolverão anticorpos que serão passados para o neném, por meio do aleitamento materno. Esta mesma lógica vale para as puérperas (mães até 45 dias após o parto)”, destacou ainda.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)