_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Alunos de Ecoporanga produzem ovos de chocolate para a Páscoa

16/04/2014


Para celebrar a Páscoa com direito a todos os símbolos que permeiam o imaginário infantil, a Escola Estadual Cotaxé, que fica em Ecoporanga, preparou uma mini fábrica para que os estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental pudessem produzir seus próprios ovos de chocolate.

Intitulado Projeto “Nossa Páscoa”, a ação foi inspirada num clássico do cinema infantil, onde um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e têm acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate.

Para entrar neste clima lúdico, o muro interno da escola recebeu pintura nova com cores e figuras emblemáticas como o coelho, ovos de páscoa e símbolos que representam o significado religioso atribuído à data. Todo o trabalho de pintura contou com a participação dos estudantes e com a ajuda das turmas de 6º e 8º ano do ensino fundamental.

Após darem vida à escola, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no chocolate. Com auxílio dos professores, os jovens estudantes realizaram todas as etapas de confecção dos ovos, desde colocar o chocolate em forminhas até a embalagem final.

O professor de Artes, Raick Ribeiro, idealizador do projeto, explica que a intenção foi proporcionar momentos para que os estudantes pudessem vivenciar a fantasia e aprender valores importantes. As atividades envolveram as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Educação Física, que aproveitaram o tema para abordar conteúdos pertinentes a elas.

“A comunidade local é muito carente. Parte dos alunos nunca ganhou um ovo de Páscoa. A intenção foi mostrar a eles que é possível sonhar, independente da idade. A partir daí, trabalhamos os conteúdos das disciplinas e valores importantes como solidariedade, união e a força da coletividade”, detalha.

O saldo dessa “brincadeira” foram 100 ovos de chocolates que serão distribuídos, ainda esta semana, aos estudantes em uma cerimônia realizada na escola. “Eles ficaram muito realizados com essa atividade. Imagina a felicidade dessas crianças? Sonhar é possível”, finaliza, satisfeito, o professor.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)